62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 11. História
REDE BRASIL: INVENTÁRIO NACIONAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DA SAÚDE: BENS EDIFICADOS E ACERVOS
Guilherme Catto 1
Beatriz Teixeira Weber 2
1. Departamento de História, Universidade Federal de Santa Maria / UFSM
2. Profa.Dra./Orientadora - Departamento de História / UFSM
INTRODUÇÃO:

Esse trabalho tem por objetivo o levantamento de dados acerca do Patrimônio Cultural da Saúde no Brasil, visando à valorização, reconhecimento e divulgação do mesmo. Visa à formação de um sistema capaz de promover o intercâmbio de informações sobre o acervo encontrado, compondo uma rede cooperativa latino-americana na área do patrimônio cultural e científico da saúde. Esta etapa específica realiza esse levantamento para a cidade de Santa Maria.

 

METODOLOGIA:

Para a realização do trabalho foi feito o levantamento do patrimônio cultural da saúde na capital Porto Alegre e, posteriormente, nos demais municípios do Rio Grande do Sul, no caso, de Santa Maria. Quanto ao patrimônio arquitetônico, o inventário consta de: nome da instituição; localização/endereço; ano e nome do proprietário; denominação e/ou categoria; época de construção; autor/construtor/executor; histórico; imagens; observações. Já quanto aos acervos, o instrumento de coleta adéqua-se ao tipo de acervo: arquivístico, bibliográfico e/ou museológico. Por fim, o projeto disponibiliza os dados em página da internet, que está sendo construída com dados de todo o Brasil: http:/cv-hpcs.bvs.br

RESULTADOS:

Inicialmente é possível comentar somente parte do resultado obtido nesta etapa do projeto, tendo em vista que o trabalho ainda não foi terminado. Até o presente momento foram feitas as pesquisas a respeito do Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, Hospital de Brigada Militar de Santa Maria e da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira. Com o material obtido sobre os dois hospitais já se tem material produzido, mostrando o contexto no qual foram criadas condições e foram captados recursos para a construção de ambos, e o posterior desenvolvimento. O Hospital de Caridade sendo o primeiro de Santa Maria e o Hospital da Brigada e sua importância no meio militar. A produção sobre a Faculdade de Enfermagem encontra-se em andamento.

CONCLUSÃO:

Atualmente o projeto encontra-se em andamento. Pretendemos inventariar o patrimônio cultural da saúde de mais instituições. O Hospital Casa de Saúde, Centro Médico Hospitalar, Sampar, Hospital Universitário, Pronto Socorro de Fraturas e a Sociedade de Medicina de Santa Maria, são exemplos de instituições que terão seu patrimônio arquitetônico e arquivístico inventariados.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - PIBIC - CNPq/UFSM
Palavras-chave: Saúde, Patrimônio, História.