62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
O INGRESSO EM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: OPÇÃO OU VOCAÇÃO?
Cícera Andréia de Souza 1
Marli Hatje Hammes 1
1. Universidade Federal de Santa Maria
INTRODUÇÃO:
Há muitas pessoas que precisam trabalhar em algum momento de suas vidas. Essa condição faz com que algumas delas não freqüentam o curso para o qual possuem vocação, optando por outro. Outros, no entanto, mesmo que tenham clareza da profissão para a qual têm vocação, decidem por uma área qualquer, mas que garante facilidade de acesso, status social e recompensa financeira. O período em que acontece a escolha da carreira normalmente é uma fase difícil à tomada de decisões, no caso a adolescência, período em que ele vive um processo de mudanças e conflitos em sua vida. Diante do exposto e das preocupações com a formação e atuação profissionais, a pesquisa teve por objetivo identificar os motivos que levaram os acadêmicos dos cursos de Educação Física da UFSM escolherem a profissão. Buscou-se saber se a escolha pelos Cursos do CEFD foi por vocação ou opção, no sentido de contribuir com as discussões sobre a nova formação profissional em Educação Física. Os dados são igualmente relevantes para a sociedade e, principalmente, às IES discutirem e definirem ações pedagógicas específicas e interdisciplinares no sentido de buscar uma formação de qualidade e de oferecer cursos de formação continuada, de acordo com o perfil do ingressante e da sociedade.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Participaram 169 acadêmicos dos cursos de graduação em Educação Física, sendo 86 do Bacharelado e 83 do curso de Licenciatura. A coleta dos dados considerou os memoriais descritivos elaborados por alunos do primeiro semestre, da disciplina de Laboratório de Produção de Textos, entre 2006 e 2009. Os argumentos utilizados pelos acadêmicos para justificar seu ingresso no CEFD foram analisados e classificados nas seguintes categorias: a) Esporte/Rendimento, b) Saúde, c) Estética, d) Esporte Educação/Participação, e) Mercado de Trabalho, f) Falta de Opção, g) Influência profissional.
RESULTADOS:
Em relação aos 86 alunos que freqüentam o Curso de Bacharelado, os resultados da pesquisa demonstram que 57% ingressaram no curso por interesse no esporte de rendimento; 37% pela Saúde; 29% em função do mercado de trabalho; 10% pelo esporte educacional/participação; 8% ingressaram por influência de profissionais da área; 3% estética; 2% por falta de opção. Já em relação aos 83 alunos que freqüentam o Curso Licenciatura, os resultados demonstram que 50% ingressaram no curso por interesse no esporte educacional/participação; 35% em função do mercado de trabalho; 25% por influência de profissionais da área; 15% possuem interesse em estudar aspectos da Saúde; 8% em função do esporte de rendimento; 1% por falta de opção; Nenhum aluno pretende estudar a questão que envolve a estética do corpo. Pelos resultados, o motivo mais evidenciado nos cursos é o interesse pelo esporte rendimento e/ou educacional/participação. O primeiro sempre atraiu muitos jovens à área, acredita-se que o interesse se dá pelo fato de ser um esporte voltado aos interesses comerciais, ao espetáculo e a vitória. Já o esporte educação/participação atrai por estar fundamentado, segundo Tubino (1992), na participação espontânea, comprometida com o bem estar social e qualidade de vida e na formação da cidadania.
CONCLUSÃO:
Concluímos que a escolha profissional dos acadêmicos do CEFD da UFSM foi influenciada pelos repertórios individuais de valores, atitudes, crenças, cognições, habilidades e experiências. Considerando que mais de 50% dos alunos destacaram como importantes as vivências pessoais e esportivas na escolha da profissão, podemos inferir que a maioria ingressou no Curso por vocação. Analisando os PPCs do CEFD, quanto aos campos de atuação, podemos afirmar que os ingressantes dos dois Cursos - Licenciatura e Bacharelado - apresentam coerência, tendo em vista que o Curso de Bacharelado tem no Esporte e na Saúde suas principais características e o Curso de Licenciatura se propõe a formar profissionais para atuar na Educação Básica, onde deve prevalecer o esporte participação/educacional. Percebeu-se que os futuros professores da Educação Básica foram mais influenciados positivamente por profissionais da área do que os acadêmicos do Curso de Bacharelado. Considerando que historicamente a área da Educação Física está atrelada aos esportes, o perfil que ingressou no Curso entre os anos de 2006 e 2009, é predominantemente esportivo, o que leva a crer que o interesse pelo esporte, especialmente, de competição ainda prevalece, tanto na escola quanto fora dela.
Instituição de Fomento: Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Educação Física, Vocação, Opção.