62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 10. Geociências
INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA MÁXIMA DIÁRIA NA OCORRÊCIA DO VENTO ARACATI
Rodrigo Queiros de Almeida 1
João Bosco Verçosa Leal Junior 1
Francisco das Chagas Vasconcelo Júnior 1
Camylla Maria Narciso de Melo 1
1. Universidade Estadual do Ceará
INTRODUÇÃO:

No interior do estado do Ceará, em regiões próximas ao leito do rio Jaguaribe, há um vento com características de brisa, diariamente, no fim das tardes e começo das noites quentes da época seca do ano. Esse vento é denominado pelos moradores de vento Aracati, podendo estar associado à ocorrência de Jatos de Baixo Nível (JBN), da mesma forma que foi observado em outros trabalhos encontrados na literatura.

Dessa forma, a análise teve o objetivo de encontrar um padrão de temperatura que pudesse criar critérios específicos dos mecanismos geradores do vento Aracati em relação à temperatura, visando, conseqüentemente, antever a ocorrência desse evento.

METODOLOGIA:

Para se estudar a relação da temperatura máxima diária e a velocidade do vento, foram utilizados dados obtidos a partir de Plataformas de Coletas de Dados (PCD) da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME). A velocidade do vento foi coletada a 10 m de altura e o período utilizado foi de outubro a novembro de 2005.

A partir desses dados, identificou-se inicialmente os dias em que o Aracati ocorreu em duas cidades previamente escolhidas, para, em seguida, encontrar uma relação entre a temperatura máxima observada no dia com a velocidade máxima do vento.

RESULTADOS:

Foram investigadas, através de gráficos, as relações existentes entre a temperatura máxima diária e a ocorrência do vento Aracati. Na cidade de Iguatu, localizada a sudeste do Ceará, houve ocorrências significativas do Aracati nos meses de outubro e novembro, sendo ele detectado 17 vezes em cada mês, ou seja, mais da metade dos dias dos referidos meses.

Na cidade de Lavras da Mangabeira, localizada a sudeste do estado, os resultados obtidos foram semelhantes aos de Iguatu, sendo então, 17 observações do vento no mês outubro e 13 em novembro.

Analisando-se os gráficos de velocidade do vento versus temperatura, observa-se que em Lavras da Mangabeira, para o mês de outubro, 53% das ocorrências passaram-se na faixa de temperatura de 36°C, e 54% para temperaturas em torno de 35°C, isso para o mês de novembro. Da mesma forma, em Iguatu, 47% das ocorrências deram-se quando a temperatura máxima registrada no dia, cerca de seis horas antes do fenômeno, estavam na faixa do 36°C, e 82% ficaram entre as temperaturas 35 e 37°C.

As velocidades máximas do vento Aracati apresentaram valores de 4 a 6 m/s, em ambas as localidades, mostrando que o vento pode ser aproveitado para geração de energia eólica, já que os aerogeradores atuais requerem um mínimo de 5 m/s.

 

CONCLUSÃO:

Analisando-se os gráficos de velocidade versus temperatura, pode-se observar que o vento Aracati tem maior probabilidade de ocorrer quando a temperatura máxima diária, geralmente registrada entre meio-dia e 14 h, foi aproximadamente igual a 36°C para o mês de outubro de 2005, e 35°C em novembro do mesmo ano.

Dessa forma, mostrou-se que existe uma relação direta entre a temperatura e o vento Aracati, onde pode-se verificar um padrão de temperatura em que é mais freqüente a ocorrência do fenômeno, sendo, portanto, passível de previsão.

Além disso, as velocidades máximas, observadas em dias em que ocorreu o Aracati, mostram que o referido fenômeno pode ser aproveitado como recurso para geração de energia eólica.

 

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Vento Aracati, Ventos Locais, Temperatura Máxima.