62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
CONDUTA DOS ENFERMEIROS DA ESF EM CASOS DE DENGUE NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Fabiane da Silva Severino Lima 1
Ana Virginia de Melo Fialho 1
1. Universidade Estadual do Ceará/ UECE
INTRODUÇÃO:
A dengue é um importante problema de saúde pública, sendo necessário qualificar a assistência no seu atendimento, objetivando reverter quadros potencialmente graves, com conseqüente redução do risco de morte. Visando obter essa melhoria no cuidado prestado, os profissionais de saúde precisam ser capacitados quanto à identificação dos casos e realização de condutas adequadas para prevenção dos agravos. Portanto, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar a conduta dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família diante dos casos de urgência de dengue que chegam às Unidades Básicas de Saúde da Família (UBASFs).
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratório com abordagem quantitativa para análise dos resultados. A coleta ocorreu durante o período de junho de 2008 a março de 2009 com profissionais enfermeiros atuantes nas UBASFs que integram a Secretaria Executiva Regional II (SER II) da cidade de Fortaleza. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário composto de perguntas sobre a atuação dos profissionais diante de casos de dengue que chegam à UBASF. O critério de escolha da população foi devido a importância da atuação dos enfermeiros na ESF na assistência à comunidade. A determinação da população foi feita a partir das informações obtidas, com os coordenadores das unidades sobre o número de profissionais existentes. Após muitas divergências entre número informado e número real chegamos a um total de 38 profissionais distribuídos nas 11 UBASFs, que pertencem a Estratégia de Saúde da Família. Diante da dificuldade de contatar todos os profissionais, devido à recusa para participar da pesquisa, licenças médicas, férias, afastamento para pós-graduação e ausências no dia e hora agendada para realização da entrevistas, a amostra teve de ser reduzida para 31 enfermeiros. Foi entrado em contato com os coordenadores das UBASFs. Foi solicitada a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido a todos os pesquisados. Ressalta-se que os preceitos éticos da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde foram respeitados e que o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará (UECE), tendo como número do processo: 07199782-2. Os dados foram agrupados e analisados com uso da estatística simples e percentual.
RESULTADOS:
Como resultado obteve-se que as condutas mais freqüentemente registradas foram: proporcionar hidratação oral e/ou endovenosa (35,5%), administrar medicamentos prescritos (29,03%); encaminhar ao médico e realizar a prova do laço foram citados por 25,8% dos profissionais cada, e 28,6% afirmaram encaminhar para um serviço secundário ou terciário. As condutas identificadas pela minoria da amostra (3,23%) foram: fazer uma avaliação geral, realizar coleta de escarro, realizar meios físicos para controle de sinais febris e observar petéquias.
CONCLUSÃO:
Pode-se perceber, portanto, que ainda há deficiências significativas na assistência prestada por enfermeiros nos casos de emergência de dengue, pois condutas que são consideradas essenciais, como algumas das citadas acima ainda são praticadas por menos da metade da amostra analisada.
Instituição de Fomento: Funcap
Palavras-chave: dengue, enfermeiros, ESF.