62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 6. Bioquímica
DISSELENETO DE DITIENILA PROTEGE CONTRA A NEUROTOXICIDADE INDUZIDA POR ÁCIDO CAÍNICO EM HIPOCAMPO DE RATOS
Cristiani Folharini Bortolatto 1
Ethel Antunes Wilhelm 1
Cristiano Ricardo Jesse 2
Silvane Souza Roman 3
Cristina Wayne Nogueira 1
1. Depto. de Química, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
2. Curso de Nutrição - UNIPAMPA, Campus Itaqui
3. Depto. De Ciências da Saúde - URI, Campus de Erechim
INTRODUÇÃO:
A epilepsia é uma desordem neurológica caracterizada por prolongadas e repetidas descargas elétricas resultando em alterações clínicas persistentes na função cerebral. A epilepsia do lobo temporal (ELT), a qual envolve a região hipocampal, é uma forma de epilepsia resistente a drogas. Portanto, o uso de modelos animais torna-se importante para a descoberta de novos compostos com potencial terapêutico. A administração de ácido caínico (AC) em ratos, um modelo experimental de ELT, induz a uma condição conhecida como status epilepticus (SE), na qual o estresse oxidativo tem sido implicado. Os compostos orgânicos de selênio apresentam diferentes atividades farmacológicas, dentre elas se destaca a atividade antioxidante. O disseleneto de ditienila (DDT), um composto organoselênio, apresenta atividade antioxidante em cérebro de rato in vitro. Em vista destas considerações, o objetivo deste estudo foi investigar o possível efeito protetor da administração oral de DDT na neurotoxicidade hipocampal induzida por AC em ratos.
METODOLOGIA:
Ratos Wistar foram pré-tratados pela via oral com DDT nas doses de 50 e 100 mg/kg ou veículo (óleo de canola). Uma hora após a administração de DDT ou veículo, AC (10 mg/kg) foi injetado pela via intraperitoneal (i.p.). Os animais foram observados durante quatro horas a fim de avaliar o número de episódios convulsivos e a latência para o início destes episódios. Decorridas quatro horas de observação, os animais foram submetidos à eutanásia e o hipocampo foi removido para as seguintes determinações: níveis de espécies reativas (RS), carbonilação de proteínas e tióis não-protéicos (NPSH), atividade das enzimas Na+, K+-ATPase, glutationa peroxidade (GPx) e catalase (CAT). Os resultados foram expressos como média ± SEM. Utilizamos ANOVA de duas vias seguida do teste de Newman-Keuls quando apropriado. Os valores de p < 0,05 foram considerados significantes. A incidência de convulsões foi analisada pelo método χ2 e pelo Teste Exato de Fisher. Para a análise histológica, os ratos foram pré-tratados pela via oral com DDT na dose de 100 mg/kg ou veículo. Após uma hora, AC (10 mg/kg, i.p.) foi administrado. Decorridos sete dias da administração de AC, o hipocampo foi removido para realização da coloração violeta de cresil e avaliação morfológica das áreas hipocampais CA1, CA2 e CA3.
RESULTADOS:
O AC induziu convulsões em ratos (n/N: 12/12, latência: 62,51±12,31 min). O DDT administrado na dose de 100 mg/kg diminuiu o aparecimento das convulsões (n/N: 2/12) e aumentou a latência (91,21±5,65 min) para o início das convulsões induzidas por AC em ratos. O DDT administrado nas doses de 50 e 100 mg/kg preveniu contra as alterações nos níveis de RS (F(2,30)=7,12; p<0,0029) e na atividade da enzima CAT (F(2,30)=2,76; p<0,0797) induzidas por AC. O pré-tratamento com DDT na dose de 100 mg/kg protegeu contra as alterações nos níveis de carbonilação de proteínas (F(2,30)=8,60; p<0,0011) e NPSH (F(2,30)=1,49; p<0,2418) assim como na atividade das enzimas GPx (F(2,30)=3,42; p<0,0460) e Na+, K+-ATPase (F(2,30)=7,04; p<0,0031) em ratos expostos ao AC. Os animais tratados com AC apresentaram intensa perda neuronal associada ao processo de gliose no hipocampo, principalmente nas regiões CA2 e CA3. A pré-administração de DDT na dose de 100 mg/kg atenuou a neurodegeneração hipocampal induzida por AC.
CONCLUSÃO:
Os resultados demonstraram que a administração oral de DDT, um composto orgânico de selênio, possui atividade anticonvulsivante em ratos. Além disso, DDT atenuou o estresse oxidativo e a neurodegeneração hipocampal resultante do SE induzido por AC. Estes dados sugerem que o efeito antioxidante do DDT pode ser importante para suas propriedades neuroprotetoras no modelo de convulsão induzida por CA. Deste modo, o presente estudo encoraja futuras pesquisas sobre a ação anticonvulsivante do DTD como um novo alvo para o tratamento de convulsões.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ / UFSM
Palavras-chave: Epilepsia do lobo temporal , Estresse oxidativo, Selênio .