62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 1. Biofísica - 4. Radiologia e Fotobiologia
AVALIAÇÃO DO EFEITO DA RADIAÇÃO IONIZANTE E DE DIODOS EMISSORES DE LUZ NA SOLUÇÃO FRICKE DOPADA COM VERDE DE MALAQUITA
Gabriela Bormann de Souza Lira 1
Carla Dayse Alves dos Santos 1
Kélia Rejane Gonçalves Rodrigues 1
Manuela Silva da Cunha 1
Danúbia Batista da Silva 1
Vivianne Lúcia Bormann de Souza 1, 2
1. Comissão Nacional de Energia Nuclear/Centro Regional de Ciências Nucleares-NE
2. Profa. Dra./Orientadora
INTRODUÇÃO:

A terapia fotodinâmica (PDT) tem-se mostrado uma modalidade clínica promissora para o tratamento do câncer, que oferece a possibilidade de remissão ou mesmo ação paliativa em certos casos de câncer. A terapia fotodinâmica é uma modalidade de tratamento minimamente invasivo capaz de eliminar preferencialmente células neoplásicas malignas e lesões pré-cancerígenas para este tratamento utiliza-se um fotossensibilizador aplicado localmente ou administrado sistemicamente, e que se concentra preferencialmente em células de tecidos neoplásicos. Ao ser irradiado o fotossensibilizador sofre uma reação fotoquímica liberando oxigênio singleto que é altamente tóxico levando à morte das células cancerígenas. O laboratório de dosimetria Fricke do Centro Regional de Ciências Nucleares, no intuito de estabelecer uma metodologia para a dosimetria na terapia fotodinâmica, até então desconhecida, tem realizado estudos com o dosímetro Fricke, dopado com fotossensibilizadores. Um fotossensibilizador de baixo custo é o verde de malaquita, que tem sido utilizado na PDT. A radiossensibilidade e a fotossensibilidade da solução Fricke dopada com o verde de malaquita é o objetivo deste estudo.

METODOLOGIA:

A solução Fricke foi preparada com 0,392 g de sulfato ferroso amoniacal, 0,060 g de cloreto de sódio, 22 mL de ácido sulfúrico para 1L de solução aquosa. A solução Fricke dopada foi preparada adicionando-se 0,1 g/100mL de verde de malaquita. Um volume de 3 mL da solução Fricke dopada foram transferidos para tubos de ensaio e irradiados, para cada tempo de irradiação foram utilizadas amostras em triplicatas. As soluções irradiadas tiveram suas densidades ópticas medidas na faixa de 200 a 700 nm num espectrofotômetro Beckman Coulter DU-640. As amostras foram irradiadas em equipamento de raios-X e com um arranjo de LED´s (Diodos Emissores de Luz) em fantomas de acrílico e de acrílico contendo água. Após irradiadas as amostras foram lidas durante um período de 07 dias para verificação da oxidação das soluções.

RESULTADOS:

O verde malaquita se fotodegrada conforme aumenta o tempo de exposição à radiação, quando se observa o pico característico do verde de malaquita de 446 nm. A solução Fricke dopada com verde de malaquita sem etanol tende a se degradar com o tempo, enquanto que a solução preparada na presença de etanol demonstra uma maior estabilidade. O fantoma de acrílico utilizado parece não ter tido sucesso, não demonstrando um crescimento linear da densidade óptica com o aumento do tempo de irradiação com LED's. Enquanto que as amostras posicionadas em fantoma de acrílico com água demonstraram um comportamento linear e crescente da densidade óptica com o aumento do tempo de irradiação com LED's. Um dosímetro ideal deve apresentar proporcionalidade entre a sua resposta (aumento da densidade óptica) e o aumento do tempo de irradiação. Nota-se também que as amostras contendo etanol apresentaram excelentes resultados quando irradiadas com LED's, cuja curva de calibração apresenta um coeficiente de correlação de 0,9996.

CONCLUSÃO:

De acordo com os resultados obtidos observa-se que a solução Fricke dopada com verde de malaquita contendo etanol dá uma maior estabilidade ao dosímetro. Observa-se que a solução responde melhor quando irradiada com LED's, estando posicionada em fantoma de acrílico com água. Nota-se também que a solução Fricke dopada com verde de malaquita poderá ser utilizada para fins dosimétricos na terapia fotodinâmica, entretanto um tratamento concomitante com raios-X à pacientes em uso de fotossensibilizador, não é vantajoso, nem é viável o uso do dosímetro na radioterapia.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE
Palavras-chave: Fotossensibilizador, Verde de malaquita, Dosímetro.