62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
INFLUÊNCIA DE PRODUTOS APLICADOS NA SEMENTE SOBRE O CRESCIMENTO DE PLANTAS DE SOJA
Francis Sartori Maffini 1
Ricardo Silveiro Balardin 1
Daniel Debona 2
Felipe Dalla Lana da Silva 1
Marlon T Stefanello 1
Rafael P Gai 1
1. UFSM
2. UFV
INTRODUÇÃO:

Diversos trabalhos têm estudado o efeito fisiológico de fungicidas do grupo das estrobilurinas aplicados em parte aérea. Contudo, ainda não se dispõem de informações consistentes à respeito do efeito que tais produtos exercem quando aplicados na semente. O crescimento da produção e o aumento da capacidade competitiva da soja brasileira sempre estiveram associados aos avanços científicos e a disponibilização de tecnologias para o setor produtivo. O tratamento de sementes é a primeira etapa para o controle e prevenção efetivos de doenças e pragas vegetais. Esta prática cultural se faz necessária para o desenvolvimento da planta e para que a cultura atinja o seu máximo potencial produtivo, destacando-se neste processo como um diferencial competitivo. O estudo pretendeu gerar resultados da aplicação de compostos que contém piraclostrobina e thiamethoxam em sua formulação no tratamento de sementes, sobre o crescimento de plantas de soja comparados a um tratamento sem relatos de efeitos fisiológicos (carbendazim + thiram), bem como à ausência de tratamento de sementes.

METODOLOGIA:

O ensaio foi realizado em casa de vegetação do Instituto Phytus - Divisão de Pesquisa, no ano de 2007, utilizando a cultivar de soja FUNDACEP 53 RR, semeada em vasos plásticos de 5 L. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, com quatro repetições. Foram testados quatro tratamentos de semente: T1 - testemunha com a aplicação de água, T2 - carbendazim + thiram (Derosal Plus), na dose de 200 mL de p.c.100 kg de sementes-1, T3 - fipronil + tiofanato metílico + piraclostrobina (Standak Top), na dose de 200 mL de p.c.100 kg de sementes-1 e T4 - abamectina (Avicta) + thiamethoxam (Cruiser ) + fludioxonil + mefenoxan + thiabendazole (Maxim Advanced), na dose de 200, 125 e 100 mL de cada p.c.100 kg de sementes-1. Foi avaliada a altura de plantas (AP) (cm), o comprimento radicular (CR) (cm), o volume de raízes (VR) (cm3), a massa seca (MS) e fresca (MF) de raízes (R) e parte aérea (PA) (g), e a área foliar (AF) (cm2.planta-1) aos 35 dias após a emergência. 

RESULTADOS:

O tratamento de sementes influenciou todos os parâmetros avaliados (p≤0,05). As variáveis experimentais que foram significativamente aumentados pelo T2(carbendazim + thiram), foram o comprimento radicular (15,80%), o volume de raízes (54,11%), a massa seca de parte aérea (15,96%) e a área foliar (126,28%). O tratamento T3(fipronil + tiofanato metílico + piraclostrobina), se destacou em relação aos demais, promovendo incremento significativo na altura de plantas (13,78%), crescimento radicular (29,40%), volume de raízes (156,85%), matéria fresca de parte aérea (94,13%), matéria fresca de raízes (116,70%), matéria seca de raízes (21,65%) e área foliar (195,06%). No entanto, somente para as variáveis altura de plantas e área foliar houve diferença entre o T3 e o T4(abamectina + thiamethoxam + fludioxonil + mefenoxan + thiabendazole), este sendo estatisticamente inferior ao primeiro. O aumento nesses parâmetros possivelmente esteja relacionado a alguma alteração no balanço hormonal das plantas propiciada pelos produtos. Ensaios conduzidos anteriormente têm demonstrado que tanto o thiamethoxam aplicado em sementes quanto a piraclostrobina aplicada via foliar podem beneficiar alguns aspectos fisiológicos da cultura da soja.

 

CONCLUSÃO:

Como demonstra os resultados o tratamento de sementes com produtos que contém thiamethoxan ou piraclostrabina em sua formulação beneficiam o crescimento de plantas de soja, expresso através de aumento no crescimento radicular e da parte aérea, favorecendo o acúmulo de matéria seca.

Palavras-chave: Tratamento de sementes, Soja, Efeito fisiológico.