62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Epidemiologia
INFLUÊNCIA DE FATORES SOCIOECONÔMICOS E CLÍNICOS NA PRESENÇA DE TRAUMA DENTAL EM PRÉ-ESCOLARES
Cássia Pereira Abella 1
Chaiana Piovesan 2
Renata Saraiva Guedes 3
Thiago Machado Ardenghi 4
1. Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
2. Depto. de Ortodontia e Odontopediatria - FO-USP
3. Depto. de Estomatologia, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
4. Prof. Dr./Orientador - Depto. de Estomatologia - UFSM
INTRODUÇÃO:
O objetivo deste estudo de delineamento transversal foi avaliar a associação entre trauma dental e fatores clínicos e socioeconômicos em uma amostra representativa de crianças com idade entre 1 e 5 anos de Santa Maria durante a Campanha Nacional de Multivacinação Infantil ocorrida no mês de agosto do ano de 2008.
METODOLOGIA:
Um levantamento epidemiológico foi realizado em 455 crianças menores de 5 anos de idade durante a Campanha Nacional de Multivacinação Infantil em Santa Maria - RS. Um questionário com informações a respeito da idade e características socioeconômicas e sociodemográficas da criança foi respondido pelos responsáveis. Oito examinadores calibrados avaliaram a prevalência de trauma dental (critérios da OMS, 1997). Os dados foram analisados utilizando modelo de regressão de Poisson (RP; IC 95%).
RESULTADOS:
A porcentagem de crianças que participaram foi similar entre os sexos. As crianças eram predominantemente brancas com pais de alto nível de escolaridade. Mais da metade das mães eram desempregadas com renda familiar igual ou maior a 3 salários mínimos. A maioria das crianças tinha um adequado selamento labial, somente 34% tinha mordida aberta anterior e 20,8% tinha overjet (dentes anteriores superiores inclinados para frente) maior que 3 mm. A prevalência de trauma dentário foi de 31,5%. Crianças mais velhas (p=0,02) com overjet maior de 3 mm (p=0,002) tiveram maior prevalência de trauma dental que as outras crianças.
CONCLUSÃO:
Pôde-se concluir que somente fatores clínicos e indicadores sociodemográficos, como idade da criança, atuam como preditores para a presença de trauma dentário em crianças com idade entre 1 e 5 anos de Santa Maria. Fatores socioeconômicos não foram associados à presença desta característica clínica na amostra avaliada.
Palavras-chave: Fatores socioeconômicos , Trauma dental, Criança.