62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 3. Pastagem e Forragicultura
MASSA DE FORRAGEM DESAPARECIDA, TAXA DE ACÚMULO DIÁRIO E LOTAÇÃO EM PASTAGENS CONSORCIADAS COM DIFERENTES LEGUMINOSAS
Priscila Flores Aguirre 1
Clair Jorge Olivo 3
Cláudia Marques De Bem 1
Edilene Steinwandter 2
Gilmar Roberto Meinerz 1
Tiago Horst 1
1. Laboratório de Bovinocultura de Leite, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM
2. Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/EPAGRI
3. Professor Doutor/Orientador - Laboratório de Bovinocultura de Leite - UFSM
INTRODUÇÃO:
O uso de pastagens constituídas por espécies forrageiras de diferentes ciclos produtivos contribui para equilibrar e estender a produção de forragem no decorrer do ano, quando comparado ao cultivo singular. Independente do sistema forrageiro, a introdução de leguminosas em áreas constituídas por gramíneas implica aporte adicional de nitrogênio, aumento da qualidade da palha, favorecimento dos processos de mineralização, aumento da capacidade de suporte da pastagem e prolongamento de sua capacidade produtiva (CANTARUTTI et al., 2002), além de reduzir o custo com adubação nitrogenada e melhorar o valor nutritivo da pastagem e a resposta animal (ASSMANN et al., 2004). Nesse contexto, avaliou-se a massa de forragem desaparecida (MFD), a taxa acúmulo diário de matéria seca (TAD) e a lotação de dois sistemas forrageiros (SF), compostos por capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum.), azevém (Lolium multiflorum Lam.), espécies de crescimento espontâneo e trevo branco (Trifolium repens L.), ou amendoim forrageiro (Arachis pintoi Krap. & Greg.).
METODOLOGIA:
O trabalho foi conduzido de 24/04/07 a 30/04/08 em área do Departamento de Zootecnia da UFSM. Os tratamentos foram constituídos por dois SF, tendo como espécies comuns o capim-elefante (CE), azevém (AZ), e espécies de crescimento espontâneo, variando em um (SF1) o consórcio com trevo branco (TB) e em outro (SF2), com amendoim forrageiro (AF). Usou-se uma área de 1 ha, com CE já estabelecido em linhas, constituindo-se 4 piquetes de 0,25 ha. Em metade da área, entre as linhas de CE, foi semeado TB e AZ; na outra, onde o AF já estava estabelecido, foi feita sobre-semeadura de AZ. Para adubação, utilizou-se 100, 60 e 100 Kg/ha de N, P2O5, K2O, respectivamente. Os animais experimentais foram vacas da raça Holandesa. No início e final de cada pastejo foram retiradas amostras de forragem pelo método de dupla amostragem. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com dois tratamentos e duas repetições. Nas análises utilizou-se o pacote estatístico SAS versão 6.12 (1997).
RESULTADOS:
Houve diferença (P<0,05) entre os sistemas para MFD, sendo de 3,19 e 3,41 respectivamente para SF1 e SF2. Esse resultado deve-se possivelmente a maior taxa de desaparecimento de lâmina foliar do azevém nos pastejos realizados em junho e julho. Para a taxa de acúmulo diário de matéria seca dos respectivos sistemas os valores foram similares, sendo de 47,28 e 53,16 Kg de MS/ha/dia. Comparando-se as leguminosas verificou-se TAD superior (P<0,05) para o AF. Esse resultado, associado a sua melhor distribuição entre os pastejos, possivelmente tenha contribuído para maior TAD de lâmina foliar do CE, implicando em maior (P<0,05) lotação, sendo de 3,04 e 3,39 unidades animais/ha para os respectivos tratamentos.
CONCLUSÃO:
O sistema constituído por capim-elefante, azevém, espécies de crescimento espontâneo e amendoim forrageiro apresenta melhor desempenho, se comparado àquele consorciado com trevo branco. A diversidade de plantas que compõe cada tratamento contribui para equilibrar a oferta de forragem no decorrer do ano agrícola, havendo necessidade de aperfeiçoar os sistemas forrageiros para elevar a produção de massa de forragem no início do período hibernal, especialmente em relação às leguminosas e ao azevém.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS / UFSM
Palavras-chave: amendoim forrageiro, capim-elefante, trevo branco.