62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 9. Artes
OS VIEWPOINTS DE TEMPO E A ATUAÇÃO
Nádia Yoshi Ribeiro Higa 1
Narciso Telles 1
1. Universidade Federal de Uberlândia
INTRODUÇÃO:

Nessa pesquisa serão palavreados relatos e reflexões a cerca de um trabalho realizado durante dois anos e seu contínuo caráter processual. Este caminho envolve a criação e as apresentações do espetáculo Canoeiros da Alma (Espetáculo que estreou em 2008, vinculado a um grupo prático de estudo sobre os veiwpoints [objeto direto de estudo] denominado Coletivo Teatro da Margem - CTM), demonstrações de trabalho e de performances revelando incessantes descobertas sobre o fazer artístico. Incluindo, também a forma de escrita aqui apresentada já que as subjetividades dos trabalhos podem assim ser reveladas.

 
METODOLOGIA:

O material utilizado, diretamente, para essa pesquisa são os livros "Viewpoints Book" e "And than you act" da Anne Bogart, "Teatro pós-dramático" Hans-Thies Lehmann, acrescidos de textos que possibilitam uma melhor compreensão a cerca da interpretação/atuação "pós-dramática". Posicionamento cênico este que pode ser entendido corporalmente devido às experiências de apresentações que o CTM tem proporcionado aos seus integrantes e sem os quais não seria possível o feitio de uma reflexão verdadeira sobre o trabalho.

Sobre a experiência também como forma de construção de conhecimento encontramos no pedagogo espanhol Jorge Larrosa pensamentos sobre a passividade do indivíduo que é apaixonado por aquilo que faz, que está aberto para que a experiência se instaure dentro dele e o transforme.

RESULTADOS:

Depois de um ano de pesquisa focado especificamente nos viewpoints (vps) de tempo, descobrindo suas nuances de sujeito pra sujeito e compreendendo, também na experiência prática, como esses exercícios se manifestam segundo o nosso entendimento sobre a escrita cênica da diretora Anne Bogart pode-se esboçar algumas impressões experienciadas. Além do olhar sobre esse ponto específico vários outros fatores contribuem na formação do entendimento sobre os vps e o "teatro pós-dramático" (Nomenclatura utilizada por Hans-Thiers Lehmann ao citar um teatro que possui características para além do drama).

CONCLUSÃO:

Toda a EXPERIÊNCIA vivida faz com que haja uma relação muito forte entre diversas atividades desenvolvidas ao longo deste período de investigação (teoria/prática, criação, apresentação). Realçando, ainda mais, a característica de atriz/pesquisadora que venho descobrindo ao longo desses últimos anos.

Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: teatro, viewpoints, preseça cênica.