62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA E SUA APLICAÇÃO EM PAVIMENTAÇÃO
Lucas Delongui 1
Rinaldo José Barbosa Pinheiro 2
1. Depto. de Transportes, Curso de Engenharia Civil, UFSM
2. Prof. Dr./Orientador - Depto. de Transportes, Curso de Engenharia Civil, UFSM
INTRODUÇÃO:
A grande quantidade de resíduos provenientes dos diferentes processos do cotidiano industrializado e urbanizado é um assunto que preocupa hoje as empresas e, principalmente, a sociedade. Com o crescimento e o desenvolvimento das cidades, programas governamentais de crescimento, e o grande investimento aplicado, a indústria da construção civil depara-se com uma questão importante: a potencial geração de resíduos sólidos pelas obras novas e demolições, o que acarreta transtorno e divergências de opiniões de diversos órgãos e entidades sobre a deposição correta desse material. Estes são alguns aspectos que caracterizam a construção civil como grande geradora de impactos ambientais devido ao consumo elevado de matéria-prima, a modificação da paisagem e a geração de resíduos. Contudo, os resíduos da construção civil podem ser utilizados como agregados em pavimentação, substituindo às britas graduadas. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo identificar, caracterizar e classificar os resíduos da construção civil da cidade de Santa Maria, destacando suas destinações, reutilizações, e custos envolvidos nos processos, assim como, viabilizar a utilização desse resíduo em camadas de pavimentos.
METODOLOGIA:
A primeira fase da pesquisa baseou-se na investigação de todos os processos envolvendo os resíduos produzidos no município de Santa Maria, englobando a análise dos dados anteriores do município, a legislação vigente, os planos de gerenciamento, e os modelos de gestão. A segunda fase da pesquisa fundamentou-se na análise física e química desses resíduos, tendo como objetivo adequá-los aos parâmetros normativos para possibilitar o uso em pavimentação. O material de estudo foi obtido na área de transbordo e triagem de resíduos licenciada do município, sendo caracterizado através dos seguintes ensaios: análise granulométrica, massa específica, absorção, compactação, Índice de Suporte Califórnia, abrasão e durabilidade. Todos os ensaios normatizados pela ABNT ou DNIT. Foram utilizados diversos traços em virtude da granulometria dos agregados, para que cada dosagem se enquadre em uma faixa especificada pelo DNIT para camadas de brita graduada. Foram escolhidas três faixas (Faixas A, C e E), em função do volume de tráfego.  Para o enquadramento nas faixas, foi realizada uma rebritagem, fazendo com que os agregados reciclados apresentam-se tamanhos semelhantes aos tamanhos comerciais de brita graduada. Com isso, foi realizado estudo comparativo dos custos de cada processo.
RESULTADOS:
Santa Maria utiliza como atribuição legal o decreto que estabelece o Plano Integrado de Gerenciamento dos Resíduos da Construção Civil (PIGRCC), que institui diretrizes, critérios e procedimentos para gestão dos resíduos. Este relata que os resíduos devem ser segregados na origem e transportados de forma diferenciada para o reaproveitamento, tratamento ou destino final. Ainda aborda que esses resíduos devem ser encaminhados para locais onde podem ser dispostos de forma adequada, evitando que os materiais sejam descartados em locais impróprios. Com relação aos ensaios, os agregados reciclados apresentaram granulometria graúda, composto por 95% de derivados de cerâmica e cimento, com absorção de água em torno de 12%. Após a rebritagem, o material foi dividido nos tamanhos comerciais: 2", 3/4", 3/8" e 4,8mm. Assim, foram calculadas as percentagens de cada tamanho para o enquadramento nas faixas A, C e E, de maior para menor suporte, respectivamente. Nos ensaios de compactação as amostras apresentaram teor de umidade entre 11 e 17%, e os Índices de Suporte Califórnia foram superiores a 85% para as faixas A e C, e menores que 35% para faixa E. O material apresentou abrasão de 48% e sanidade inferior a 11%. Já o custo do agregado reciclado foi 70% menor que o das britas graduadas.
CONCLUSÃO:
A cidade de Santa Maria dispõe de um ineficiente programa de gerenciamento de resíduos, causado pela negligência da não fiscalização das ações decretadas no PIGRCC do município. Isso explica o porquê que apenas 18% de 46 mil toneladas produzidas anualmente de resíduos são dispostos em áreas licenciadas. Isso traduz que 82% desse montante são jogados em áreas clandestinas, contaminando o solo, poluindo mananciais, prejudicando a drenagem urbana e degradando áreas de preservação ambiental, além de proliferar vetores causadores de doenças. Essa situação merece atenção das autoridades, pois se não for resolvida de maneira eficiente, irá provocar um aumento nos danos à saúde pública. Os resultados obtidos pelos ensaios estavam dentro de todos os parâmetros normativos, podendo ser utilizado em pavimentação. Os agregados apresentaram bons índices de resistência física, devido à composição ser de maioria cimentícia e cerâmica, e também boa durabilidade química, podendo ser utilizado em ambientes severos. Por conseguinte, agregado reciclado produzido na área de transbordo e triagem do município mostra-se como alternativa econômica para melhoria na infraestrutura das vias não pavimentadas, tanto como para camadas de suporte, como para revestimento primário.
Palavras-chave: Resíduos da construção civil (RCC), Caracterização, Pavimentação.