62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Risco Cardíaco em Eutróficas: Gordura e Atividade Simpática
Lucas De Angelis Rubira 1
Luciana Gusmão Medeiros 1
Gizele Alves Neves 1
Ana Paula Fernandes De Angelis Rubira 1
Marcelo Custódio Rubira 1
1. Dep. Fisioterapia - Faculdade São Lucas- FSL
INTRODUÇÃO:

A obesidade aumentou em todo o mundo e vem se tornando o maior problema de saúde da sociedade e está associada à enfermidade prematura e morte para níveis surpreendentemente baixos de excesso de gordura. A variabilidade da freqüência cardíaca é uma ferramenta não invasiva e confiável para avaliar o balanço vago-simpático sobre o coração.

Objetivo: analisar a atividade simpática sobre o coração em jovens eutróficas com baixos níveis de excesso de gordura.

METODOLOGIA:

O estudo foi realizado com 38 mulheres, média de 21,1±1,8 anos, IMC abaixo de 25 kg/m2, sedentárias e sem medicação. Após análise da composição corporal, foram divididas em grupos: (1) Baixo Percentil de Gordura (≤23%) e (2) Alto Percentil de Gordura (>23%), com média de 3,65±2,34 kg de gordura acima do peso ideal (6,4%). Coleta de sangue para análise de colesterol, frações e triglicerídeos. O eletrocardiograma foi realizado durante 10 minutos em repouso e em pé para análise de baixa freqüência (LF), muita baixa freqüência (VLF) e alta freqüência (HF).

RESULTADOS:

O HDL-c foi menor no grupo 2 (48,28±8,59) quando comparado ao grupo 1(57,61±13,58), com p< 0,019 e LDL-c maior  (108,04±28,13 ; 87,61±23,23) com p<0,038, respectivamente. O grupo 1 apresentou maior porcentagem da banda (LF) em repouso quando comparado ao grupo 2, porém não significante p<0,13. Na mudança de postura de repouso para em pé, houve um aumento significante da banda LF no grupo 2, p<0,001e no grupo 1 p<0,057. A diminuição da variabilidade da freqüência cardíaca constitui um importante fator prognóstico para o aparecimento de eventos cardíacos em indivíduos previamente sadios e baixos níveis de excesso de gordura aumentam a atividade simpática sobre o coração e levam a menores níveis de HDL-c e maiores de LDL-c.

CONCLUSÃO:

Conclusão: Baixos níveis de excesso de gordura em jovens eutróficas levam a um maior risco cardiovascular.

Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Atividade Simpática, variabilidade da freqüência cardíaca, percentual de gordura.