62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 2. Literatura Comparada
O dionisíaco e o apolíneo na poética de Salgado Maranhão: o êxtase e o estático
Fabrício Tavares de Moraes 1
1. Universidade Federal de Juiz de Fora
INTRODUÇÃO:
A análise do corpus literário do poeta Salgado Maranhão, pseudônimo de José Salgado Santos, nascido em 1953 na cidade de Caxias, no estado do Maranhão, realizada no projeto de pesquisa "Viagens por outros mares: diáspora africana e seus mapas literários", sob orientação do Prof. Edimilson de Almeida Pereira, teve como objetivo abordar as diversas facetas e temáticas de sua poesia, bem como sua relação com a literatura de vertente afro-descendente brasileira. Dessa forma, o primeiro passo deste projeto de pesquisa foi o levantamento das obras literárias do poeta supracitado.
METODOLOGIA:
Com a apreensão do corpus literário do poeta Salgado Maranhão, começou-se a formular teorias a respeito não só dos conteúdos de seus poemas, como também de seu processo de composição. Como respaldo teórico e crítico, foram pesquisadas, pelo bolsista deste projeto, questões sobre a literatura de cunho afro-descendente, bem como sobre a metalinguagem e outras influências e matrizes culturais presentes na obra salgadiana.
RESULTADOS:
Após analisar pormenorizadamente a obra salgadiana, através da ótica de uma teoria e crítica fundadas nas obras de grandes pensadores ocidentais, tais como Nietzsche, Fanon e Baudelaire, pôde-se entrever nos poemas uma tensão entre dois elementos artísticos opostos e complementares: o dionisíaco e o apolíneo. O primeiro representando o estado de embriaguez do espírito humano, que busca a libertação das amarras do convencionalismo e sobretudo o prazer; o segundo representando o estado de lucidez do espírito humano, que visa a lógica e a disciplina na composição artística.
CONCLUSÃO:
Portanto, concluiu-se que esses elementos - o dionisíaco e o apolíneo - são essenciais na composição da verdadeira arte. Segundo o pensamento nietzschiano, as obras-primas se revelam como um campo de tensões no qual se manifestam estes dois elementos presentes no espírito humano. Sendo assim, se fez um levantamento dos temas que representam a manifestação do apolíneo e o dionisíaco. Assim, procura-se demonstrar que a verdadeira arte - por pertencer ao plano do humano e universal, e não somente ao que é característico a um determinado grupo - é o que realmente promove a integração e união tanto da sociedade quanto da humanidade.
Instituição de Fomento: CNPQ
Palavras-chave: Poesia, Matrizes Culturais, Diáspora Africana.