62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 4. Física da Matéria Condensada
CRISTALIZAÇÃO DO AMINOÁCIDO CISTEÍNA E SEU COMPLEXO COM CÁDMIO E ANÁLISE POR TÉCNICAS DE DIFRAÇÃO DE RAIOS X.
Cinthia Antunes Corrêa 1
José Ricardo Sabino 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
INTRODUÇÃO:
A metalotioneína é uma enzima composta, em grande parte, pelo aminoácido cisteína e que tem afinidade de ligação com metais pesados através dos grupos sulfidrila. Os metais pesados são tóxicos para os organismos vivos e por isso o interesse em estudar a função de detoxificação da metalotioneína nos organismos. Portanto, esse trabalho tem como objetivo obter um monocristal do complexo cádmio-cisteína para caracterização estrutural, visando a familiarização do estudante com o experimento de difração de raios X e aplicação do conhecimento dos métodos cristalográficos na resolução de problemas estruturais.
METODOLOGIA:
A difração de raios X é o método mais eficaz na determinação estrutural de cristais. Como o cristal é um arranjo periódico, surgirão efeitos de difração em que apenas para algumas direções serão observadas as ondas espalhadas. Medindo-se as intensidades e as posições desses feixes de radiação espalhada podemos determinar a geometria da cela unitária, as posições dos átomos na cela unitária e determinar os tipos dos átomos espalhadores, construindo assim, um modelo tridimensional de alta resolução para a estrutura da molécula.
RESULTADOS:
Foi feita a tentativa de obtenção de um cristal do composto cádmio-cisteína e a análise do possível cristal do complexo obtido, feita por espectroscopia no infravermelho e difração de raios X, mostrou que o cristal não é do composto desejado. Não foi possível cristalizar tal complexo em autoclave à pressão e temperatura altas, suspeitando-se que o complexo seja formado à pressão maior que 1,7 kgf/cm2.
CONCLUSÃO:
Os conhecimentos obtidos dos métodos cristalográficos foram aplicados para a resolução estrutural da molécula de sucrose (C12 H22 O11), verificando que ela cristaliza no grupo espacial monoclínico P21.
Instituição de Fomento: CNPQ
Palavras-chave: estrutura cristalina, difração de raios X, complexos cádmio-cisteína.