62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A DIVERSIDADE SOCIOAMBIENTAL DO LITORAL DO JABOATÃO DOS GUARARAPES: EXPOSIÇÃO ITINERANTE CONHECENDO O NOSSO ECOSSISTEMA COSTEIRO.
Mônica Alves Coelho dos Santos 1, 2
Sueli Tavares de Souza Silva 1, 3
1. Secretaria de Educação do Jaboatão dos Guararapes - SEDUC/PE
2. Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Prefeitura do Recife - PR/PE
3. Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco - SEE/PE
INTRODUÇÃO:
A exposição itinerante Conhecendo o nosso ecossistema costeiro divulgada nas escolas da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes trata-se de mais um instrumento facilitador para o processo de ensino-aprendizagem. A exposição, que tem como ponto de partida a leitura de imagens e textos, contempla uma ampla diversidade de informações, facilitando aos estudantes a compreensão das questões ambientais e sociais do ecossistema costeiro. Os principais objetivos na utilização deste instrumento foram: 1) contextualizar, a partir das imagens contidas, as causas e conseqüências das transformações ocorridas no ecossistema em questão, promovendo uma reflexão; 2) incentivar mudanças de atitudes e resultados concretos no cuidado com o meio ambiente e melhor qualidade de vida a partir de ações interventivas dos problemas, propondo soluções e 3) estimular a percepção ambiental utilizando os aspectos paisagísticos, levando a uma maior apropriação para a leitura de mundo.
METODOLOGIA:

A exposição foi construída pelos professores de ciências durante os encontros de formação continuada promovida pela Secretaria de Educação. Consiste num acervo formado por cinco painéis didáticos ilustrativos que expõem alguns elementos paisagísticos do litoral do Jaboatão dos Guararapes: 1) Um olhar do professor para as características gerais; 2) Um olhar do professor para as potencialidades; 3) Um olhar do professor para os impactos; 4) Um olhar do professor para a biodiversidade e 5) Situações e estratégias didáticas. As informações contidas nos banners são auto-explicativas e respondem as perguntas: Por quê?, Como?, Para quê? e O quê?  As escolas municipais têm acesso ao acervo a partir de solicitação à Coordenação pedagógica de ciências que agenda o período de exposição na escola solicitante. Na data estabelecida, os painéis são encaminhados a escola para serem expostos. Na escola, antes da visitação dos alunos, é realizada uma explanação para diretores, supervisores e professores sobre os objetivos e metodologias que sugerem à utilização da mesma.  No período de permanência da exposição nas escolas, é solicitado aos professores as produções construídas pelos alunos.

RESULTADOS:

A exposição itinerante facilitou a prática pedagógica, de cunho transversal e interdisciplinar, desenvolvida nas escolas desta rede, estimulando os alunos a percepção, a reflexão e a compreensão da temática ambiental, por meio das estratégias e situações aplicadas. Com efeito, é conhecida por todos os docentes a relevância da utilização de materiais didáticos auxiliando a prática pedagógica de qualquer componente curricular. Esta percepção e reflexão promovidas a partir da exposição itinerante vêm contribuindo de forma significativa para a formação da cidadania dos estudantes, tornando-os sujeitos críticos e atuantes no contexto atual, percebendo-se um caminhar para mudanças atitudinais e comportamentais necessárias. Isto foi possível graças à leitura de imagens e textos, construindo um saber individual e coletivo. Este aspecto positivo foi comprovado pelo envolvimento dos estudantes durante a observação dos banners e posterior produção de gêneros textuais diversos. Além disso, foi demonstrada uma preocupação pelo patrimônio público, a partir do anseio em realizar ações para uma possível conservação e sustentabilidade ambiental no âmbito escolar.

CONCLUSÃO:

Finalmente, pode-se concluir que a exposição itinerante Conhecendo o ecossistema costeiro é de fato um instrumento facilitador para a prática de cunho transversal e interdisciplinar adotada nas escolas desta rede de ensino. Pelo fato da exposição promover um olhar transversal e interdisciplinar e contemplar a realidade de um ecossistema local, os professores dos diversos componentes curriculares sentiram-se entusiasmados em utilizá-la em sua prática pedagógica direcionando e transpondo as informações para sua disciplina. Diante da relevância dos resultados obtidos recomenda-se a utilização desta no cotidiano das escolas contribuindo de forma significativa para a ampliação dos conhecimentos relativos ao ecossistema costeiro da sua região. O momento se faz oportuno para incentivar a produção de materiais de apoio didático semelhantes ao apresentado como também a produção de outros.

Palavras-chave: Material didático, Leitura de imagens, Educação ambiental.