62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
INOVAÇÃO ORIENTADA AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO FATOR DE COMPETITIVIDADE PARA AS ORGANIZAÇÕES
Jaqueline Alfim Teixeira 1
Marta Fabiano Sambiase Lombardi 2
1. Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCSA (IC)
2. Profª. Drª. - Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCSA (Orientadora)
INTRODUÇÃO:
O estudo sobre a competitividade das organizações é um tema relevante para a administração de empresas porque os gestores, diretamente ou indiretamente, influenciam sobre ela através de escolhas estratégicas, decisões e práticas adotadas nas empresas. O ciclo produtivo extrai do meio ambiente os insumos para a produção de bens de consumo, entretanto, o processo produtivo retorna resíduos e emite poluentes, acarretando poluição e esgotamento dos recursos naturais. É neste cenário que surgem políticas voltadas ao Desenvolvimento Sustentável (DS), como forma de integração econômica, social e ecológica. A partir da discussão da relação existente entre DS e Competitividade das Organizações (SAMBIASE e BRITO, 2007), este estudo buscou responder o seguinte problema de pesquisa: As inovações empresariais orientadas pelas políticas de desenvolvimento sustentável influenciam na competitividade da Duratex? Para isto, foi realizado um estudo de caso na Duratex S.A., empresa brasileira do setor madeireiro, voltada ao mercado da construção civil. Os resultados apontam que a Duratex inseriu a sustentabilidade em sua gestão estratégica e operacional, adotando uma política inovativa; os resultados de desempenho indicam melhora que acredita-se haver relação com os investimentos voltados ao DS.
METODOLOGIA:
O tipo de pesquisa deste projeto foi exploratório, com método de investigação Estudo de Caso. O plano amostral foi a empresa Duratex, servindo como delimitação concreta do ambiente onde a pesquisa se realizou. A unidade de referencia para análise envolveu toda a empresa, pois as inovações de processos, fundamentalmente, permeiam por toda a organização.Foram realizadas visitas à Duratex, sendo uma na unidade administrativa de São Paulo e outra na unidade florestal e fabril em Agudos (SP). Assim, a coleta de dados se deu através de técnicas de observação e entrevistas semi-estruturadas, além de extenso levantamento de dados secundários, em relatórios e site da empresa e mídia pública. O instrumento(s) de coleta dos dados se baseou em um roteiro semi estruturado que serviu de orientação às entrevistas. Foram realizadas três entrevistas com o Gerente de Sustentabilidade; supervisora técnica da Durafloor - área florestal da empresa e funcionária da área de controle de qualidade industrial. As entrevistas foram gravadas e transcritas, e em seguida foi realizada análise de dados segundo instruções de Gil Flores (1994).
RESULTADOS:

Com os resultados da pesquisa ficou claro que a Duratex já incorporou a gestão ambiental como parte de seu programa de qualidade e, desse modo, realiza investimentos visando, sempre, a melhoria das condições de produção em paralelo com alto grau de sustentabilidade ambiental. Os investimentos na área ambiental asseguram as certificações e re-certificações de áreas florestais, aquisições de filtros e equipamentos de controle de emissões atmosféricas, construções de Estação de Tratamento de Efluentes e Áreas de Recuperação de Materiais e recursos para a destinação de resíduos gerados nos processos produtivos. Os resultados apontam que a Duratex sempre se empenhou em adaptar seus produtos e processos às condições impostas pelo mercado de vanguarda, tais como, a preocupação com o meio ambiente, atendimento das mais exigentes leis ambientais (nacionais e internacionais), e percepção do consumidor ao que tange a ações sociais e sustentáveis.

CONCLUSÃO:
Como conclusão deste estudo e resposta à questão investigada, não se pode afirmar que o desempenho financeiro da Duratex ocorreu até então em função de suas políticas de sustentabilidade; entretanto, a decisão de incluir preceitos do desenvolvimento sustentável em suas escolhas estratégicas e operacionais, pode ser um fator de eficiência responsável pela sobrevivência e desempenho satisfatório daqui para frente. Sendo assim, as variáveis "inovação orientada ao DS" e "competitividade da Duratex" tem uma relação positiva principalmente no que diz respeito ao posicionamento futuro da empresa em seu setor de atuação. O que se observa hoje é conseqüência de uma gestão eficiente e ética, onde mesmo não sendo utilizado o termo "desenvolvimento sustentável", a trajetória da Duratex se mostrou preocupada em preservar e desenvolver recursos com visão de longo prazo, que pudesse sustentá-la no mercado.
Instituição de Fomento: PIBIC Mackenzie/MackPesquisa e PIVIC Mackenzie
Palavras-chave: inovação, sustentabilidade, competitividade.