62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 3. Análise Nutricional de População
ESTADO NUTRICIONAL E CONSUMO ALIMENTAR DE CRIANÇAS COM LEISHMANIOSE VISCERAL ATENDIDAS EM SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE DA CIDADE DE SÃO LUÍS, MARANHÃO, BRASIL
Jacira Sá Santana 1
Eloísa da Graça do Rosário Gonçalves 1
Antônio Rafael da Silva 1
Maria Neusa Sousa Cavalcante 1
Bárbara Tereza Fonseca da Silva 1
Soraia Pinheiro Machado 1
1. Universidade Federal do Maranhão - UFMA
INTRODUÇÃO:
A Leishmaniose Visceral ou calazar é uma doença causada por parasitos do gênero Leishmania. No Brasil, calazar é mais freqüente em crianças, uma característica relacionada com a perturbação da resposta imune própria dos estados de desnutrição infantil e a maior exposição ao vetor. A desnutrição contribui para um mau prognóstico da doença. Trata-se de uma doença endêmica no Maranhão, por isso é reconhecida como um problema de grande importância para a saúde pública do Estado. Deste modo, o presente estudo tem como objetivos determinar a prevalência de desnutrição, verificar o estado nutricional e o consumo alimentar de crianças com calazar atendidas em unidades de saúde da cidade de São Luís, Maranhão.
METODOLOGIA:
Foi aplicado um questionário de consumo alimentar (recordatório alimentar) e tomadas medidas antropométricas de peso e estatura para avaliação do estado nutricional de acordo com os dados da WHO. Através do recordatório, analisou-se a quantidade e a adequação de calorias, ferro e vitamina A consumida pelos menores com base nas DRIs.
RESULTADOS:
Foram incluídas 39 crianças entre 10/2008 e 01/2010. A variação de faixa etária dos menores foi de 6 a 128 meses e a média de idade foi de 44 meses (46% ≤ 2 anos e 85% ≤ 5 anos), 56% eram do sexo feminino e 33% procediam da Ilha de São Luís. A prevalência de desnutrição foi de 21% (Peso/Idade). O consumo energético ficou abaixo do recomendado para 80% das crianças; 59% das crianças não realizaram ingestão adequada de ferro e 51% dos menores não alcançaram valores adequados de consumo de vitamina A. Para as crianças desnutridas, a média de ingestão de calorias, ferro e vitamina A foi bem menor, atingindo 1033 kcal, 6,3 mg e 349 µg RE, respectivamente; enquanto para os eutróficos, os valores médios encontrados foram de 1130 kcal, 7,4 mg e 469 µg RE.
CONCLUSÃO:
A análise do recordatório alimentar mostrou um padrão de alimentação monótono. A maioria dos pacientes realizava consumo inadequado de calorias e para os desnutridos o consumo de calorias foi ainda menor; para a ingestão de ferro, prevaleceu o baixo consumo, que também foi menor entre os desnutridos; o consumo de vitamina A foi baixo para a maioria das crianças. Esses resultados indicam que as crianças atendidas vivem em situação de risco tanto para o desenvolvimento da doença quanto para o surgimento de agravos nutricionais.
Instituição de Fomento: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica da Universidade Federal do Maranhão - PIBIC/UFMA
Palavras-chave: Leishmaniose Visceral, Estado Nutricional, Consumo de Alimentos.