62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística
A CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS ARGUMENTATIVOS NA ELABORAÇÃO DAS JUSTIFICATIVAS NAS MONOGRAFIAS DO CURSO DE LETRAS
Elvis Alves da Costa 1
Gilton Sampaio de Souza 2
1. Depto. de Letras do CAMEAM/UERN
2. Profº Dr/Orientador - Depto. de Letras do CAMEAM/UERN
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho, nos propomos a analisar os processos argumentativos utilizados pelos autores na construção de hipóteses e/ou questões centrais de pesquisa nas justificativas das monografias do curso de Letras.
METODOLOGIA:
Analisamos esse processo no corpus constituído por cinco monografias de graduação do curso de Letras do Campus Avançado "Profª. Maria Elisa de A. Maia" (CAMEAM/UERN), elaboradas pelos concluintes do Semestre 2007.2 e 2008.1, buscando identificar de que maneira os autores constroem suas justificativas. Para subsidiar a nossa análise, recorremos às abordagens teóricas dos estudos da Nova Retórica (ou Teoria de Argumentação no Discurso), especialmente nas discussões de Perelman-Tyteca (1993), Reboul (1999), Souza (2008b), entre outros, e à concepção de língua como interação social e à teoria dos gêneros do discurso de Bakhtin (2003).
RESULTADOS:
De acordo com os resultados encontrados, constatamos que entre as cinco monografias analisadas, em três delas, os autores constroem uma justificativa, defendem a relevância do trabalho, sendo que, em duas delas, os autores se configuraram como alunos concluintes de curso, preocupados apenas em escrever seu trabalho monográfico. Ao defenderem a pertinência de seus trabalhos, 80% dos autores utilizaram em suas justificativas, teses axiais baseadas na estrutura do real, e apenas 20% dos autores utilizaram outras teses argumentativas. Além disso, constatamos que, na maioria dos casos, as técnicas de ancoragem que os autores utilizam em suas justificativas são as mesmas que atuam como axiais. Quanto à imagem construída por esses autores no processo argumentativo de suas justificativas, percebemos que eles constroem diferentes ethos, assim como também mantém um diálogo com diferentes interlocutores (pathos): (i) o autor que constrói o ethos de um pesquisador preocupado em estimular pesquisas na área, que dialoga com os teóricos/teorias da área e, evidentemente com seu orientador e com sua banca examinadora, auditório particular, representando uma porcentagem de 100%; (ii) o ethos de um autor preocupado com sua atuação profissional que dialoga com os sujeitos envolvidos no processo educacional, profissionais da área, correspondente a 20%; (iii) o autor que constrói o ethos de um aluno que está preocupado em atender as exigências do TCC, uma vez que o trabalho monográfico não apresenta nenhuma pertinência/aplicabilidade para o social, somente como pré-requisito avaliativo, cujo interlocutor imediato, é basicamente seu orientador e sua banca examinadora, representando uma porcentagem de 40%.
CONCLUSÃO:
Sendo assim, acreditamos que os resultados aqui apresentados venham contribuir de forma positiva para a realização de outras pesquisas na área, tendo em vista a necessidade de refletir sobre a escrita na academia e consequentemente contribuir para a formação profissional do estudante de graduação.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Processos argumentativos, Justificativa, Monografias de letras.