62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 7. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
Validação de teste de vocabulário receptivo e de compreensão para alunos do ensino fundamental I
Ana Claudia Braga 1
Elizeu Coutinho de Macedo 2
1. Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCBS (IC)
2. Prof. Dr. - Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCBS (Orientador)
INTRODUÇÃO:
Estudos tem mostrado que crianças com distúrbios de linguagem são incapazes de dominar o código lingüístico tão bem quanto os companheiros de sua idade e escolaridade. O atraso no desenvolvimento do domínio deste código lingüístico pode implicar dificuldades de compreensão do que é dito e/ou da expressão das idéias e pensamentos por parte da criança. Este atraso é o problema de desenvolvimento mais comum em escolares e está diretamente ligado a dificuldades de aprendizagem. Estudos indicam que 10% da população escolar apresentam problemas voltados à comunicação receptiva e expressiva. Diante desta realidade é importante desenvolver instrumentos para avaliação de linguagem pois, a detecção de distúrbios numa fase inicial facilita a intervenção precoce para tratamento dos problemas de aprendizagem. Tais dificuldades aparecem inicialmente na primeira infância e podem persistir até a fase adulta. Este trabalho teve por objetivo analisar a linguagem receptiva de alunos do Ensino Fundamental I por meio dos seguintes instrumentos: Teste de discriminação auditiva nas versões Som-Som e Som-Letra; Teste Token (TT) e Teste de Vocabulario por Imagens Peabody (TVIP) nas versões tradicional e computadorizada.
METODOLOGIA:
Participaram deste estudo 133 crianças (82 meninos), com idade média de 9,10 anos (dp=1,319) que freqüentavam núcleos sócio-educativos na cidade de São Paulo, SP-Brasil. Inicialmente realizou-se contato com as escolas para apresentação do projeto de pesquisa e aprovação pela direção. Após a aprovação, foi encaminhado um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido à Instituição, que foi assinado pela direção. Os testes aplicados foram: Teste de Discriminação Auditiva nas versões Som-Som e Som-Letra que avaliam a capacidade de discriminar vocábulos monossilábicos; TT que avalia a capacidade da criança de seguir instruções faladas de comprimento e complexidade lingüística crescente; e o TVIP que avalia as habilidades de compreensão de palavras. A versão tradicional do TT e do TVIP foi aplicada individualmente, e exigia que a criança apontasse para a resposta que considerasse correta, após o comando do aplicador. Na versão computadorizada, a aplicação foi realizada de forma coletiva, e a criança deveria posicionar o cursor do mouse sobre a alternativa que considerasse correta e pressionar o botão do mouse após o comando oral emitido pelo computador.
RESULTADOS:
Para análise dos dados foram conduzidas Análises de Variância (ANOVA) tendo a série escolar e idade como variáveis independentes. No TT foi encontrado aumento progressivo na pontuação ao longo da série escolar (F[4,126]=3,799; p<0,006) e da idade (F[4,126]=3,861; p<0,005) para a versão tradicional do teste. Para as versões computadorizadas foram encontrados valores marginais. Foram encontradas correlações médias entre as duas versões do TT (r=0,416; p<0,000). Análise dos resultados da versão tradicional do TVIP indica aumento progressivo ao longo das série (F[4,130]=11,532; p<0,000) e idade (F[4,130]=12,122; p<0,000). O mesmo padrão foi encontrado para a versão computadorizada para série (F[4,126]=12,737; p<0,000) e idade (F[4,126]=13,510; p<0,000). Foram observadas altas correlações (r=0,763, p<0,000) entre as duas versões do TVIP. Análise dos resultados da Prova de Discriminação auditiva indicou diferenças marginais entre as séries para o teste Som/Som (F[3,68]=2,363; p<0,079), no entanto no teste Som/Letra, foram encontradas diferenças significativas entre as séries (F[3,63]=3,812; p<0,014). Já para a variável idade, foi encontrada diferença significativa apenas no teste Som/Letra (F[4,64]=3,511; p<0,012).
CONCLUSÃO:
Dentre as principais conclusões do estudo destacam-se: 1) Aumento significativo no desempenho das crianças nos testes Token e TVIP tanto nas versões tradicionais quanto nas computadorizadas, comparando a idade e série escolar; 2) Maior pontuação na versão tradicional de ambos os testes quando comparados com a versão computadorizada; 3) Altas correlações entre as versões tradicionais e computadorizadas dos testes Token e TVIP, o que indicam boa consistência dos testes; 4) No Teste de Discriminação Auditiva Som/Som não houve diferença significativa em relação à idade e série escolar; 5) O Teste de Discriminação Auditiva Som/Letra apresentou diferenças significativas quanto à idade e série escolar.
Instituição de Fomento: PIBIC CNPq
Palavras-chave: compreensão, vocabulário, discriminação auditiva.