62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 4. Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - 1. Aqüicultura
COMPOSIÇÃO E PROCESSAMENTO DO AMIDO NA RESPOSTA BIOLÓGICA DO JUNDIÁ
Daniel Maschio 1
Fabio de Araujo Pedron 1
João Radünz Neto 2
Giovani Taffarel Bergamin 1
Suzete Rossato 1
Viviani Corrêia 1
1. Departamento de Zootecnia, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
2. Prof. Dr./Orientador - Departamento de Zootecnia, UFSM
INTRODUÇÃO:
Os carboidratos, principalmente o amido, são uma fonte energética muito importante em dietas de peixes onívoros. A utilização do amido em rações pode causar melhora no aproveitamento da proteína da ração, não usando essa proteína como energia. O processamento térmico (gelatinização) pode aumentar a disponibilidade do amido, sendo uma alternativa interessante na questão de eficiência alimentar. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do consumo de diferentes formas moleculares de amido e o seu processamento sobre a resposta biológica do jundiá.
METODOLOGIA:
Este trabalho foi dividido em dois experimentos, ambos os conduzidos no laboratório de piscicultura da UFSM, utilizando um circuito de recirculação de água fechado, composto por 12 unidades experimentais. Para cada experimento foram utilizados 240 animais, durante um período de 60 dias, As dietas foram compostas por 25% farinha de carne e ossos suína, 40% de farelo de soja, 30% de arroz, 2% de óleo de soja, 0,05% de lisina, 0,17% de metionina, 1% de sal comum e 2% de vitaminas e minerais. No primeiro experimento os tratamentos eram diferenciados pela composição do amido das dietas sendo eles: 416 (16% amilose e 84% amilopectina); 417 (26% amilose e 74% amilopectina); MOCHI (0% amilose e 100% amilopectina). Totalizando três tratamentos e quatro repetiçõe. Os tratamentos do segundo experimento foram MOCHI e 417, com amido cru e gelatinizado. Foram avaliados parâmetros de crescimento, rendimentos corporais, bromatológicos e sanguíneos.

t. Os

RESULTADOS:
A composição do amido das dietas não resultou em diferenças significativas, tanto para parâmetros de crescimento quanto rendimentos corporais, entretanto, para parâmetros sanguíneos, encontraram-se diferença significativa, apresentando o tratamento 417, menores teores de triglicerídeos e mais proteínas circulantes. No segundo experimento, o tratamento térmico (gelatinização) proporcionou menores valores de peso final, taxa de crescimento específico e ganho em peso, quando comparado com o amido cru. A utilização de amido cru proporcionou aumento nos valores de colesterol total, colesterol HDL e diminuição nos valores de triglicerídeos circulantes. Concomitante com o primeiro experimento, o tipo de amido (aumento da amilose) proporcionou diminuição nos triglicerídeos totais circulantes.
CONCLUSÃO:
Nas condições do presente experimento, a composição do amido (proporção amilopectina/amilose) não interferiu de forma significativa, tanto para parâmetro de crescimento quanto rendimentos corporais. O tratamento térmico do amido (gelatinização) causou diminuição no crescimento e alteração no triglicerídeios circulantes totais dos jundiás.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq/UFSM
Palavras-chave: Jundiá, amido, gelatinização.