62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
AGENDA 21 DA REGIÃO DO BAIRRO SÃO PEDRO
Watuse Mirian de Jesus Geraldo 1
Maria Lucia Pires Menezes 1
Júlio César Freitas Moraes 1
Karina Dias Tanagino 1
Larissa Delage Monteiro de Castro 2
Vanessa Baptista Silva 3
1. Depto. de Geociências, Curso de Geografia - UFJF
2. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Juiz de Fora
3. Instituto Estadual de Educação
INTRODUÇÃO:
A Região do Bairro São Pedro situada na chamada Cidade-Alta, porção Oeste Juiz de Fora-MG, engloba nove bairros com formações e concepções urbanísticas diferenciadas, gerando uma complexa organização sócio-territorial; onde parte dos impactos locais se relaciona aos conflitos sociais e dificuldades para a organização coletiva dos movimentos. A Cidade-Alta recebeu nos últimos anos investimentos públicos e privados, configurando-se como área de expansão imobiliária. Esta expansão, no entanto, tem ameaçado aos resquícios de Mata Atlântica presentes na região, sendo os impactos locais relacionados também à ampliação da malha viária, com a construção da BR-440, que além de suprimir Áreas de Proteção Ambiental, irá canalizar parte do Córrego São Pedro e impossibilitar o uso futuro da Represa Cruzeiro de Santo Antônio que abastece atualmente nove por cento da cidade. Assim, o crescimento acelerado do bairro São Pedro e seu entorno, com novas formas de uso/ocupação do solo e impactos decorrentes, justificam a necessidade da Agenda 21 Local.
METODOLOGIA:
O entendimento da Agenda 21 quanto instrumento de planejamento resultante de uma construção coletiva, propiciou a procura pela participação popular. Unir a vivência dos moradores à leitura técnica constitui um pressuposto fundamental para elaborar diagnósticos de infra-estrutura urbanística e impactos sócio-ambientais, por meio de tais questionamentos junto à coletividade: "Como é o meu bairro?" "Como são os bairros vizinhos?". Tais perguntas se justificam em função das desigualdades sócio-espaciais tão próximas e presentes na Cidade Alta. A participação da comunidade se deu através de oficinas de interação com o objetivo de viabilizar a construção coletiva do significado e da importância de estar na Cidade-Alta; bem como a realização de palestras e discussões sobre carências regionais, alertando aos moradores sobre as funções, direitos e deveres da municipalidade na gestão territorial. Há ainda a proposta de identificar e analisar a mobilidade residencial daqueles que moram no bairro com a criação coletiva de um livro, denominado a principio de "O lugar da minha história", no qual seriam apresentadas memórias e formas de representação do bairro no sentido de criar e consolidar a identificação coletiva com a Cidade-Alta.
RESULTADOS:
O projeto, em fase de elaboração do diagnóstico, consistiu-se em criar espaços de diálogos com a comunidade através de atividades no Jardim Caiçaras, adotado como bairro piloto dentro da área de estudo para início das atividades. O referido bairro é conjunto habitacional popular voltado para famílias com renda de três salários mínimos pela Fundação Pró-Habitação, intermediados pela Empresa Regional de Habitação de Juiz de Fora S/A com financiamento da Caixa Econômica Federal. Discutiu-se temas de interesse da comunidade, a exemplo de questões ambientais, uma vez que o bairro é limítrofe a Reserva Biológica Santa Cândida, sem a observância de uma zona de amortecimento, conceituamos meio-ambiente, área de proteção e explicitamos direitos e deveres do estado quanto ao saneamento ambiental. As Redes de Transmissão de Energia da CEMIG que dividem o bairro foi tema de palestra explicitando os riscos conseqüentes da proximidade e formas de mitigá-los. Procurou-se impulsionar questionamentos sobre infra-estrutura e serviços básicos. Para suprir a necessidade de obtenção de mais dados sobre aspectos sócio-econômicos e ambientais foi elaborado e aplicado um questionário, atualmente em fase de tabulação, a fim de melhor direcionar as atividades mediantes demandas locais.
CONCLUSÃO:
A implantação da Agenda 21 Local vai contribuir para estabelecer ações no sentido de atenuar os impactos sócio-espaciais decorrentes do crescimento acelerado no bairro São Pedro e seu entorno, bem como consolidar a relação da universidade com a comunidade local, criando um espaço contínuo de diálogo. Intenta-se consolidar o grupo de pesquisa de extensão a partir da oportunidade de elaborar a Agenda 21 e acompanhar sua implantação.
Palavras-chave: Agenda 21, Geografia Urbana, Juiz de Fora.