62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
CONCEPÇÕES SOBRE O FUMO PASSIVO E SEUS EFEITOS SOBRE O SISTEMA BIOLÓGICO PELA PERSPECTIVA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Valnir Silveira Gonçalves Junior 1
Lilian Fenalti Salla 1
Rafaela Fenalti Salla 1
Roni Arienti 1
Marcos Henrique Feital Nunes 1
1. Universidade Federal de Santa Maria
INTRODUÇÃO:
O Fumo Passivo é a 3ª maior causa de morte evitável no mundo, sendo responsável por doenças cardiovasculares, câncer, aborto, parto prematuro, baixo peso ao nascer, Síndrome da Morte Súbita do Lactente, asma, otite, enfisema, dificuldade na aprendizagem, entre outros (OMS, 2007). No Brasil o número de crianças fumantes passivas é estimado em 20 milhões (ROSEMBERG, 2002). Este estudo buscou conhecer as concepções dos alunos sobre o fumo passivo visando subsidiar propostas de promoção à saúde dentro do Ensino em Ciências na escola.
METODOLOGIA:
Realizou-se uma pesquisa-ação, o instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário semi-estruturado, anônimo e voluntário. A amostra foi de 298 alunos do ensino fundamental (6º a 9º ano) de uma escola pública de Santa Maria, RS, sendo 165 meninas e 133 meninos, com idades entre 10 e 15 anos. Os alunos não receberam informações prévias sobre o tema. As interpretações dos dados obtidos foram por meio da Análise de conteúdo (BARDIN, 2004).
RESULTADOS:
- As concepções são escassas e pouco elaboradas; - a doença mais associada às concepções foi o câncer; - os órgãos mais citados foram o pulmão e a boca; - os alunos acreditam que ficar ao lado de quem fuma cause prejuízo a saúde; - 83,55% dos alunos acreditam que deve-se proibir o fumo em ambientes fechados; - 48,66% possui fumantes na sua casa; - 63,44% fumam perto do aluno e 62,42% destes se incomodam com isto; - 61,96% já pediram para não fumarem perto deles, entretanto apenas - 54,38% tiveram seu pedido atendido.
CONCLUSÃO:
As concepções acerca do Fumo Passivo e seus efeitos sobre o sistema biológico são escassas e desencontradas dos conceitos científicos acerca do mesmo. O tema não é abordado na escola e muitos alunos são fumantes passivos mesmo sem sabê-lo. É necessário incluir o tema nos conteúdos curriculares em Ciências visando fomentar a tomada de consciência sobre o Fumo Passivo uma vez ser o mesmo importante agente de mortalidade evitável. Assim sendo, tendo em vista os resultados obtidos acerca das concepções dos alunos sobre Fumo passivo, espera-se ter colaborado com subsídios para a elaboração de estratégias educativas neste sentido.
Palavras-chave: Fumo Passivo, Educação Ciências, Concepções.