62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ATITUDES E VALORES DE ALUNOS E PROFESSORES DA ÁREA DE HUMANAS RELACIONADOS À CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Débora Grigio Luvizotto 1
Maria Guiomar Carneiro Tomazello 2
1. Curso de Ciências Biológicas-Licenciatura/UNIMEP
2. Profa. Dra./ Orientadora- Pós-Graduação em Educação/UNIMEP
INTRODUÇÃO:
Este trabalho é um recorte de um projeto ligado a uma pesquisa nacional, aprovada pelo CNPq denominada Percepção sobre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade (CTS). Ação brasileira no Projeto Ibero-americano de Avaliação de Atitudes Relacionadas com a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade (PIEARCTS), que por sua vez está ligada a uma pesquisa internacional de avaliação das atitudes- Proyecto Iberoamericano de Evaluación de Actitudes Relacionadas com la Ciência, la Tecnologia y la Sociedad (PIEARCTS) que está sendo realizada através da aplicação de um questionário de opiniões envolvendo onze países iberoamericanos. Embora com diferentes enfoques, o movimento CTS tem como alvo desmistificar a imagem tradicional de ciência e tecnologia, essencialista, triunfalista, neutra, sempre em busca do bem estar social. O objetivo é conhecer as atitudes que os estudantes brasileiros da região de Piracicaba/Campinas, da área de humanas, têm sobre questões relativas à Ciência, Tecnologia e Sociedade, de forma a contribuir no processo de reflexão teórica sobre a educação científica realizada na região; obter evidências que permitam comparação internacional entre os países iberoamericanos, trazendo novos elementos para a definição de políticas públicas nessa área.
METODOLOGIA:
As atitudes em relação à Ciência e à Tecnologia estão sendo obtidas a partir da aplicação de um questionário com 15 perguntas baseado na estrutura do questionário VOSTS (Views on Science-Technology-Society). O modelo de respostas múltiplas do questionário utilizado pode ser considerado como uma nova versão dos clássicos questionários Likert de atitudes, mas com resultados mais confiáveis. As afirmativas constantes do questionário são classificadas em Adequadas (A), Plausíveis (P) ou Ingênuas (I), o que altera a pontuação, dependendo dessa classificação. Assim, uma afirmativa adequada tem sua maior pontuação no grau de concordância 9, já uma ingênua tem sua maior pontuação no grau de concordância 1. Quanto mais o índice atitudinal se aproximar de +1, mais valiosa é a resposta do aluno. Em direção contrária, quanto mais se aproximar de -1, mais ingênua é a sua resposta. Neste trabalho serão apresentados somente os resultados da primeira pergunta do questionário-definição de Ciência- respondido por 77 estudantes dos primeiros semestres dos cursos de licenciatura em Química, Matemática e Educação Física da UNIMEP e Ciências Biológicas da ESALQ/USP e do último semestre de Educação Física da UNIMEP.
RESULTADOS:
Após cada alternativa segue a sua classificação e os índices atitudinais médios (IA) obtidos para a 1ª questão. Questão 10111: Definir o que é a ciência é difícil porque ela é complexa e engloba muitas coisas. Mas a ciência é principalmente: a) O estudo de áreas tais como biologia, química, geologia e física (P). IA: -0,27 ; b) Um corpo de conhecimentos, como princípios, leis e teorias que explicam o mundo que nos rodeia (matéria, energia e vida). (A).IA: 0, 63; c) Explorar o desconhecido e descobrir coisas novas sobre o mundo e o universo, e como funcionam.(P).IA: -0, 24 ; d) Realizar experiências para resolver problemas de interesse sobre o mundo que nos rodeia. (P).IA: -0, 34.; e)Inventar ou conceber coisas (por exemplo, corações artificiais,computadores, veículos espaciais).(I).IA: -0, 43. ; f) Pesquisar e usar conhecimentos para fazer deste mundo um lugar melhor para viver (por exemplo, curar doenças, solucionar a contaminação e melhorar a agricultura).(P).IA: -0, 33; g) Uma organização de pessoas (chamados cientistas) que têm ideias e técnicas para descobrir novos conhecimentos.(P). Índice atitudinal: -0, 22 ; h) Um processo de investigação sistemático e o conhecimento que daí resulta. (A).IA: 0,25; i) Não se pode definir ciência.(I).IA: 0,19
CONCLUSÃO:
Para a primeira questão, de forma geral, os índices de atitude são: mais altos e positivos para as frases adequadas (0,63 e 0,25) e para a ingênua (0,19); e ligeiramente negativos para as frases plausíveis (-0,27, -0,24, -0,34, - 0,33 e -0,22). As frases adequadas e ingênuas, em geral, são mais fáceis, simples, despretensiosas, por isso costumam apresentar índices positivos, enquanto que as plausíveis são mais ambíguas. Para as outras perguntas do questionário observamos que nove questões têm índices globais negativos e, mesmo as seis questões que apresentam índices positivos, os valores são baixos, bem menores que +1. Podemos dizer que os alunos têm uma visão tradicional de Ciência e de Tecnologia em que a verdade é alcançada de um modo autônomo (neutro) pela aplicação de um método privilegiado (o método científico), que produz mais tarde um mundo de possibilidades tecnológicas, que vão levar ao bem estar da humanidade (determinismo tecnológico). Os dados mostram que os alunos, de forma geral, precisam ser auxiliados a ver a Ciência, a Tecnologia e suas relações com a Sociedade de uma forma mais crítica, menos ingênua, uma vez que a ideia de neutralidade representa um obstáculo para uma ciência democrática.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Movimento CTS, Percepções de Ciência, Questionário VOSTS.