62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
LAZER E TURISMO EM GUARAMIRANGA: CONFLITOS NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO
Paulo Roberto Abreu de Oliveira 1
Luzia Neide Menezes Teixeira Coriolano 1
1. Universidade Estadual do Ceará
INTRODUÇÃO:
O lazer e turismo reproduzem-se segundo a lógica capitalista, com pessoas se apropriando de espaços e recursos que são apresentados à demanda como atrativos turísticos transformados em mercadorias, como ocorre na serra de Guaramiranga/CE. Atividades capitalistas se apropriam desigual e combinadamente dos territórios, sendo absorvidos de maneiras diferenciadas pelas culturas e produtores locais. No maciço de Baturité/CE, Guaramiranga destaca-se como território turístico. A beleza natural, o clima ameno, a própria cultura do lugar, aliada à implantação de políticas de investimentos em ações e objetos para produção de espaços voltados à atração de turistas, oriundos principalmente da capital do estado desencadeia transformações no lugar e nas atividades locais. Os investimentos públicos e privados especializam territórios, gerando contrastes sociais, remodelando-os mediante planejamentos voltados aos subespaços que facilitam a reprodução do capital (QUINTILIANO, 2008). A pesquisa investiga o lazer e o turismo, enquanto agente causador de transformação territorial pela implantação de sistemas técnicos modernos; identifica contradições surgidas pela transformação territorial e analisa a produção e consumo do espaço pelo turismo.
METODOLOGIA:
Na análise dos dados coletados utilizou-se método crítico geográfico fundamentado no materialismo dialético que busca explicar conflitos, historicidade e apreender a totalidade. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem quanto-qualitativa que faz análise socioespacial. Foram entrevistados moradores e turistas. Para coleta de dados utilizou-se como ferramenta formulário estruturado, além de entrevistas e pesquisas institucionais. Foi realizada documentação fotográfica nas visitas de campo. Os registros fotográficos complementam a análise e ajudam aproximação com a realidade estudada.
RESULTADOS:
O turismo representa para o município fonte de emprego e renda, despertando expectativas e esperanças quanto à melhoria das condições de vida. Porém, sendo uma atividade econômica, é essencialmente contraditória, gera benefícios, simultaneamente, problemas e conflitos. A presença de turistas ocasiona transformações que introduzem variáveis, gerando impactos socioeconômicos. Estas não se limitam ao território, mas ao espaço físico-ambiental e meio cultural (QUINTILIANO, 2008). Pelos discursos dos residentes, a atividade turística trouxe benefícios como instalação de bancos, escolas, emprego, interação cultural. Mas, não contemplam toda população, Segundo o IBGE (2008) nos anos 2000, Guaramiranga sofreu decréscimo no número de habitantes, opondo-se a lógica capitalista da urbanização quando há alocação de recursos, ocorre maior demanda por trabalho, investimentos, consequentemente, se tornando atrativa à vinda de migrantes, além de inibir o êxodo populacional (SILVA, 2001). A migração de moradores ocorre da dificuldade de adequação/capacitação ao novo nicho de trabalho, os serviços turísticos, em especial os festivais, com desestruturação da base agrícola, com isso, muitos venderam propriedades passando a viver em pontos periféricos do município ou migraram para Fortaleza.
CONCLUSÃO:
Guaramiranga/CE está definitivamente consolidada como rota turística, com demanda crescente, da serra cearense. As transformações territoriais, pela ocupação de equipamentos incongruentes à dinâmica local, levam disparidade ao espaço em questão, com contradições de uso e ocupação. A cidade apresenta uma economia dinâmica, repleta de potencialidades para o crescimento do setor, gerando empregos, locação de infra-estrutura. O desemprego foi minimizado pelo turismo, para aqueles que se adequaram aos serviços, mas foram esquecidas as atividades tradicionais do município. A metamorfose ocorrida no espaço local, na qual residências foram sendo substituídas por espaços turísticos, por casas de veraneio luxuosas e infra-estrutura urbana objetivando criar no lugar espaços agradáveis e aconchegantes para o turista. As comercializações de terrenos aos empreendedores deram dinâmica a economia do lugar. A especulação imobiliária além de causar efeitos sociais perversos, também transformou o meio ambiente local, mesmo com fiscalização de órgãos responsáveis pelo monitoramento ambiental. Contudo, diante do exposto se conclui que de fato a transformação territorial na cidade de Guaramiranga é realidade, sobretudo quando se analisa a atividade econômica a qual a localidade está relacionada.
Instituição de Fomento: Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Lazer, Turismo, Espaço.