62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 3. Clínica Médica
DESFECHO NO ATENDIMENTO DOS PACIENTES ATENDIDOS COM SÍNDROME CORONARIANA AGUDA NO PRONTO ATENDIMENTO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SANTA MARIA (HUSM)
Camila Taniguti Cordeiro Vasco 1
Cinthia Duarte Felice 1
André Luis Bittencourt Morsch 1
Fernanda Oliveira Correa da Costa 1
Antônio Francioso Prates 1
Daniele Dias de Mattos 2
1. Departamento de Clínica Médica-Faculdade de Medicina-UFSM
2. Médica/Orientadora-Serviço de Cardiologia-Hospital Universitário de Santa Maria
INTRODUÇÃO:
A Síndrome Coronariana aguda (SCA) engloba um grupo de entidades que incluem infarto agudo do miocárdico (IAM) e angina instável. Essas manifestações são as causas mais comuns de atendimentos e admissões em Departamentos de Emergência, assim como causa de morbidade e mortalidade no mundo. Este trabalho tem como objetivo descrever as características dos pacientes com suspeita clínica de síndrome coronariana aguda identificando-se os fatores de risco, propedêutica e terapêutica médica adotada.
METODOLOGIA:
Foram avaliados 27 pacientes registrados no livro de internação com suspeita clínica de Síndrome Coronariana Aguda (IAM ou angina instável) atendidos na emergência do HUSM no período de outubro a dezembro de 2008. Analisamos características basais, modalidade de apresentação da SCA e condutas terapêuticas.
RESULTADOS:
Dos 27 registros confirmou-se SCA em 21 pacientes. Dos pacientes com SCA a média de idade da amostra foi de 61 ± 10,8, sendo 71,43% eram do sexo masculino; 28,57% tabagistas, 23,81% ex-tabagistas; 61,90% hipertensos e 38,10% diabéticos. Dois pacientes apresentaram angina instável e 19 infarto agudo do miocárdio, 95,24% foram submetidos a cateterismo; 33,33% submetidos à angioplastia e 28,57% cirurgia de revascularização do miocárdio.
CONCLUSÃO:
Através deste registro apresentamos o perfil de pacientes com SCA atendidos na emergência do HUSM, avaliando fatores de risco e planos propedêutico e terapêutico. O conhecimento da nossa realidade é importante para auxiliar uma maior aderência da classe médica às condutas recomendadas de acordo com o perfil dos pacientes do HUSM.
Instituição de Fomento: Prae-UFSM
Palavras-chave: Síndrome Coronariana Aguda, Desfecho, Hospital Universitário de Santa Maria.