62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O SIGNIFICADO DA ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS IDOSAS
Daniele Aparecida Azevedo de Araujo 1
Nadia Dumara Ruiz Silveira 2, 1
1. Depto. de Fundamentos da Educação, Faculdade de Educação, PUC-SP
2. Profa. Dra. / Orientadora
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa teve por finalidade analisar o significado da alfabetização para pessoas idosas, verificando as repercussões desta experiência em suas vidas nos âmbitos social e pessoal. Este estudo faz-se relevante à medida que o analfabetismo é um grande desafio da sociedade brasileira, em especial para a população mais velha que não pode freqüentar a escola em tempo regular, principalmente por sua condição sócio-econômica. Destaca-se que o fato de não saber ler e escrever é um dos fatores que contribuem para exclusão do segmento idoso na sociedade letrada da qual fazem parte.
METODOLOGIA:
A pesquisa de campo realizou-se a partir de um levantamento de instituições que oferecem cursos de alfabetização para idosos no município de São Paulo. Este levantamento permitiu selecionar 05 locais que oferecem programas educacionais para idosos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com utilização de roteiro pré-definido, contendo questões relativas à identificação e pertinentes aos objetivos específicos do trabalho. Em respeito aos princípios éticos foram aplicados termos de consentimento livre e esclarecido com todos os entrevistados. Participaram como sujeitos da pesquisa 22 idosos que freqüentavam os cursos de alfabetização por um período de, no mínimo, um ano e professores das respectivas classes. Os depoimentos foram gravados, transcritos e analisados, considerando categorias pré-definidas.
RESULTADOS:

            Os principais motivos que levam os idosos à procura dos Programas de Educação de Jovens e Adultos - EJA - são a aprendizagem da leitura e da escrita e a busca de uma atividade após a aposentadoria para ampliação de seu círculo de convivência social.

            O impedimento ao ingresso ou continuidade aos estudos se dá principalmente pela necessidade de garantir a subsistência através do trabalho, além da não aceitação da escola por pais e maridos, pelo fato da escola se situar longe da residência, pela necessidade de cuidados com os filhos, dedicação à tarefas domésticas e pela saúde debilitada.

Antes de ingressarem no curso, os idosos tinham muito interesse em aprender a ler e escrever, pois a falta de domínio destas habilidades fazia com que dependessem de outras pessoas e fossem discriminados no dia-a-dia. Sentiam-se envergonhados de voltar a estudar. Não saber ler e escrever representava uma cegueira, por não conseguirem decodificar os símbolos lingüísticos e numéricos.

O curso de EJA possibilitou-lhes uma maior autonomia, participação mais ativa na sociedade, exercício da capacidade cognitiva, melhora da oralidade, da capacidade de comunicação e novas oportunidades de socialização.

CONCLUSÃO:
Dentre as repercussões que a alfabetização traz à vida dos idosos se destaca o aumento da auto-estima, fato comprovado nos depoimentos coletados nas entrevistas. A aquisição de novos conhecimentos possibilitou uma nova visão de mundo. As mudanças e avanços observados na vida dos entrevistados comprovam a importância de lutarmos pela garantia do direito à educação permanente dos idosos como forma de inserção e participação ativa na sociedade.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Educação, Alfabetização, Velhice.