62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
RELATOS DA DOCÊNCIA: FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NO CEARÁ
Caroline Teixeira Borges 1
Isabel Maria Sabino de Farias 2
1. Centro de Educação, Universidade Estadual do Ceará - UECE
2. Orientadora - Centro de Educação, Universidade Estadual do Ceará - UECE
INTRODUÇÃO:

Este trabalho apresenta os resultados finais de investigação concluída no Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS), intitulado Modos de Ser Professor: pelos labirintos da docência no Ceará. A iniciativa abordou os elementos constitutivos da identidade docente com base na trajetória profissional de um grupo de professores cearenses atuantes no interior do Estado. Adotou como premissa a idéia de que a referência de profissionalidade do professor é produto do espaço-tempo vivido no exercício do magistério.

METODOLOGIA:

A metodologia tem suporte na abordagem qualitativa, recorrendo à análise de narrativas ainda não exploradas de professores cearenses. As histórias desses profissionais, colhidas por meio de relatos orais, integram um Banco de Dados disponível no Grupo de Pesquisa EDUCAS. As narrativas colhidas, com base em roteiro estruturado (2005) e registradas em áudio (fita cassete), contemplaram dados de identificação, de aspectos do ambiente familiar, da trajetória de formação e da vida profissional. A partir de tais aspectos buscou-se compor um retrato dos modos de ser e estar na profissão de professores naturais dos municípios cearenses de Limoeiro do Norte, Icó, Sobral, Viçosa do Ceará e Baturité. São vinte e seis narrativas das quais destacamos, para este ensaio, aquelas relativas à formação e a prática pedagógica dos docentes em questão. Os professores pesquisados compõem um grupo misto de 21 mulheres e 5 homens, estão aposentados, apresentando faixa etária entre 50 (o mais novo) e 92 anos (o mais idoso). São provenientes de famílias simples, com instrução primária e, na maior parte, vinculadas à agricultura e ao comércio.

RESULTADOS:

Com base nas análises dos relatos constatamos que os professores pesquisados seguiam a linha tradicional de ensino, uma vez que sua formação também esteve calcada no mesmo tradicionalismo. As condições adversas de trabalho, com pouca infra-estrutura e investimento em educação contribuíam para uma prática pedagógica rudimentar em relação ao material didático, livros e fontes de pesquisa. Porém, mesmo com todas as dificuldades e condições desfavoráveis para o exercício da docência os professores expressaram total dedicação e compromisso com sua profissão.

 

CONCLUSÃO:

Constatamos que os professores pesquisados, apesar de pertencerem a municípios diferentes, possuíam formação e práticas pedagógicas semelhantes, embora cada um apresente particularidades inerentes ao processo formativo e do contexto sócio-econômico por eles vivenciado. Há semelhanças, permanências e predominâncias nas marcas que configuraram o modo de ser e estar desses professores. As trajetórias docentes, mesmo que resultantes de lugares e condições diversas evidenciam os modelos rejeitados ou incorporados "na" e "para além" do local de trabalho.

 

Instituição de Fomento: Fundação Cearense de Apoio e Desenvolvimento Científico - FUNCAP
Palavras-chave: Formação docente, Prática Pedagógica, Identidade docente.