62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 6. Sociologia Urbana
O OLHAR DA SOCIEDADE PARA COM AS IGREJAS
Dannyel Brunno Herculano Rezende 1
Bruno César Ferreira de Barros Correia 1
Orivaldo Pimentel Lopes Junior 1, 2
1. Departamento de Ciência Sociais (UFRN)
2. Prof. Dr. / Orientador
INTRODUÇÃO:

Esta pesquisa tem como campo temático os estudos acerca da religião, todavia nossa proposição busca relacioná-la com outra área de suma importância para o conhecimento da realidade social, trata-se das investigações acerca da violência urbana. Entendemos que o trabalho em interface religião/violência propicia ao pesquisador um ângulo de visão único capaz de captar os fenômenos religiosos mais complexos de nossa atualidade. Nesse sentido, nosso objetivo direciona-se para compreensão da realidade religiosa e social de um bairro popular da grande Natal/RN, o bairro de Felipe Camarão. A justificativa para essa pesquisa é que ela vai permitir aplicações práticas em direção a uma transformação social. Esperamos que venha interessar a outros pesquisadores e a comunidade em foco. Para tanto, participamos diretamente dos movimentos e encontros de líderes evangélicos, acompanhando os índices estatísticos sociais do bairro. Mapeamos estratégias de enfrentamento à violência e como essas violências são incorporadas na prática eclesiástica através das entrevistas aos líderes religiosos, assim como, a membrezia das igrejas e moradores do bairro.

METODOLOGIA:

Nossa metodologia fundamenta-se, principalmente, por uma abordagem epistemológica chamada "parcerias cognitivas". Essas parcerias visam construir um saber partilhado entre o pesquisador e o pesquisado, sendo que ambos se beneficiam do empreendimento investigativo. Todavia, para a melhor consecução da pesquisa outras abordagens foram necessárias: 1) Foram feitas entrevistas com os líderes religiosos das mais de 60 igrejas evangélicas do bairro, bem como da membrezia em geral, assim como da população do entorno das igrejas.
2) Participamos diretamente dos movimentos e encontros de líderes evangélicos (ALEF - Associação dos Líderes Evangélicos de Felipe Camarão).
3) Acompanhamos os índices estatísticos sociais do bairro para verificar a existência ou não de algum impacto da atuação integrada dos líderes religiosos na realidade de seu contexto.
4) Mapeamos as estratégias de enfrentamento à violência, e como essas estratégias são incorporadas pela prática eclesiástica.

RESULTADOS:

Os resultados obtidos encontram-se sob a forma de entrevistas, anotações de campos, arquivos de preenchimento de dados, tabelas, gráficos, etc. São informações, que pela extensão e validade, estão sendo, no momento, utilizadas e completadas por diversos pesquisadores, sobretudo os arrolados no projeto. É importante salientar, contudo, que tais informações de pesquisa guardam uma importância significativa para universidade (UFRN) e para a comunidade de Felipe Camarão, ensejando, inclusive, a produção de trabalhos acadêmicos diversos, como artigos, monografias e dissertações, tanto na Graduação como na Pós-Graduação. Outrossim, de posse desse material a comunidade, as lideranças evangélicas e demais atores sociais, podem melhor pensar sua realidade e, assim, problematizá-la. Resumidamente, os dados coletados apontam que o número elevado de unidades religiosas protestantes no bairro (algo em torno de 70 igrejas) é acompanhado por um índice elevado de violência, divulgado acima de tudo pela mídia local, isso significa que a simples presença das igrejas na comunidade não tem resultado em uma diferenciação nesse quadro, ou seja, uma redução dos casos de violência constatados.

CONCLUSÃO:

O estudo realizado no bairro de Felipe Camarão permitiu aos pesquisadores vinculados ao projeto perceber, entre outras coisas, que a despeito da relevante presença das igrejas protestantes ali situadas, muito pouco têm redundado em significativos impactos que apontem para uma minimização dos índices de violência e, de forma geral, uma melhoria na qualidade de vida de seus moradores. Nesse sentido, reconhecemos que por seu considerável número (mais ou menos 70 igrejas), tais entidades gozam de uma respeitável força política, entretanto a existência de elementos impeditivos dificulta, em muito, o empreendimento de ações mais objetivas em comunidade. Nesse sentido, por meio das pesquisas foi possível chegar a algumas conclusões:
O que dificulta uma ação mais efetiva das igrejas no bairro:
1. O isolamento entre as igrejas, ocasionado por uma intricada estrutura disjuntiva, a qual impede a formação de uma visão de conjunto e a percepção de sua força, bem como seu papel como atores políticos.
2. A cultura do desinteresse e/ou apatia política de seus moradores, já registrada por outros pesquisadores no bairro, dificultam a ação de alguns religiosos na comunidade os quais esbarram em tais dificuldades.
3. A ausência de uma concepção paroquial no seio protestante dificulta a percepção da igreja enquanto ator socialmente responsável pela comunidade.
4. A permanência de uma teo-sócio-odisseia individualista não contribui para um alargamento de uma ação mais democrática por parte da igreja no bairro e para uma compreensão bem mais aproximada da realidade cotidiana dos moradores.
Os resultados se constituem de suma importância porque a partir deles ampliamos a compreensão acerca da realidade religiosa de Felipe Camarão, mas não só por isso, tais conclusões nos abrem possibilidades para novos questionamentos e, principalmente, o aprofundamento da pesquisa no intuito sempre renovado de desvelamento de tal realidade.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.
Palavras-chave: Religiosidade, Violência urbana, Bairro Felipe Camarão.