62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 3. Química Analítica
DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA DE PRÉ-CONCENTRAÇÃO PARA DETERMINAÇÃO DE CROMO EM ÁGUAS E ALIMENTOS NA CIDADE DE JEQUIÉ-BA
Eldevan dos Santos Silva 1
Liz Oliveira dos Santos 1
Emanuel Vitor Souza Vieira 1
Salvador Rios 1
Valfredo A. Lemos 1
1. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA / UESB
INTRODUÇÃO:
Alguns dos metais são reconhecidos há muito tempo como importantes para os seres vivos. Metais como cromo, em quantidades traços são essenciais ao homem. Com tudo, quando ingerido em altos níveis, o cromo pode ser prejudicial aos seres humanos. Então, é de fundamental importância conhecer a composição elementar dos alimentos. Além disso, a determinação da composição de algumas amostras, como água, plantas, solos e animais podem viabilizar informações importantes sobre o nível de contaminação de uma determinada região.
METODOLOGIA:
No presente trabalho, desenvolveu-se uma metodologia para determinação de cromo em águas e alimentos após uma pré-concentração utilizando a microextração dispersiva líquido-líquido combinado com a extração no ponto nuvem. Após a pré-concentração realizou-se a detecção utilizando a espectrometria de absorção atômica com chama (FAAS). O estudo da influência das condições experimentais no processo de extração foi realizado. A primeira etapa do estudo foi a otimização do método com o objetivo de melhorar o sinal analítico. A pré-concentração consiste em injetar, com o auxílio de uma seringa de vidro, uma quantidade da mistura ternária constituída de tetracloreto de carbono (solvente extrator), etanol (solvente dispersivo) e solução do reagente 2-(2´-benzotiazolilazo)-p-cresol (BTAC). O reagente BTAC foi sintetizado em laboratório. Após a formação de uma solução turva, o sistema foi centrifugado para acelerar a decantação da fase enriquecida. Então, a fase enriquecida foi injetada no espectrômetro em um sistema em linha com o auxílio de tubos capilares e uma bomba peristáltica.
RESULTADOS:
Durante a otimização do método adicionou-se uma quantidade conhecida de cromo no sistema. Em seguida, realizou-se um estudo sobre a influência de algumas condições experimentais no processo de extração e detecção. Foram avaliados as seguintes influências: variação do pH da solução aquosa, a concentração do BTAC, as quantidades de solvente extrator, solvente dispersivo e reagente quelante, a quantidade de fase enriquecida injetada, a ordem de adição do reagente e dos solventes, o efeito de outros íons, os métodos de introdução da solução extratora na solução do metal e da fase enriquecida, equipamento de detecção, a temperatura de extração, o tempo de extração e centrifugação. Após otimização do sistema, a metodologia foi aplicada à determinação de cromo em amostras reais de águas e alimentos. Para comparação dos resultados, os elementos também foram dosados nas amostras de alimentos por espectrometria de absorção atômica com forno de grafite (GFAAS). A exatidão do método foi testada em material de referência certificado. Os resultados foram concordantes com aqueles obtidos pelo procedimento proposto. A microextração dispersiva combinada com a extração no ponto nuvem utilizando o reagente BTAC não é afetada por outros íons nas quantidades estudadas.
CONCLUSÃO:
A metodologia aplicando o reagente BTAC em um sistema de pré-concentração utilizando a microextração líquido-líquido combinada com a extração no ponto nuvem apresentou características bastante interessantes, como velocidade analítica, simplicidade, baixo custo e economia de amostras e reagentes. Estas características tornam o procedimento proposto como uma boa alternativa à determinação de cromo em amostras de águas e alimentos.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq ) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).
Palavras-chave: Cromo, Águas e Alimentos, Micro-extração dispersiva líquido-líquido.