62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 3. Comunicação Visual
Tão diferentes, tão iguais: publicidade e as capas do Diário Gaúcho
Filipe Bordinhão dos Santos 1
Sandra Dalcul Depexe 1
1. Universidade Federal de Santa Maria
INTRODUÇÃO:
No mercado contemporâneo, o elevado número de produtos com qualidade semelhante e valores equivalentes, faz com que o processo de decisão de compra seja cada vez mais pesquisado pelas empresas. A palavra-chave da vez é "diferenciar". O jornal, como produto midiático também necessita encontrar formas que estimulem seu consumo. O enfoque dado, neste trabalho, para o jornal enquanto produto foge do campo da informação jornalística e aproxima-se do campo publicitário, em especial da comunicação visual. Em vista disso, buscamos através deste trabalho, analisar quais os elementos de percepção visual, comum às práticas publicitárias,  utilizados nas capas do jornal Diário Gaúcho como forma de conquistar leitores das classes populares.
METODOLOGIA:
O trabalho conta com a análise de três capas do jornal Diário Gaúcho, de meses subseqüentes, escolhidas propositalmente, com a intenção de observar a presença de alterações, ou não, na composição visual das capas. As capas escolhidas são as dos dias 8 de abril de 2009 (quarta-feira), 9 e 10 de maio de 2009 (sábado e domingo) e 18 de junho de 2009 (quinta-feira). Como fonte teórica e norte para análise, utilizamos principalmente os elementos de percepção visual, exemplo - contraste, alinhamento, equilíbrio e unidade - apresentados por Willians (1995) e Dondis (1997), bem como outros recursos como cores, fontes e imagens.
RESULTADOS:
Construir uma peça publicitária ou diagramar um jornal exige uma série de adequações e uso de técnicas que facilitam o contato com o público que se pretende atingir. A capa do jornal, além de veículo de informação é também veículo publicitário do próprio jornal. É nela que o periódico deposita, dia a dia (não possui assinatura mensal), suas estratégias de captação do público leitor, seja pelo modo que mostra os temas agendados, seja por sua composição gráfica. Podemos perceber que os elementos de percepção visual, comuns à publicidade, estão presentes também na atividade jornalística através de suas capas. Elementos como contraste, repetição, alinhamento, proximidade, equilíbrio/instabilidade, assimetria, fragmentação, atividade e singularidade, bem como, fontes, cores e imagens se apresentam de forma marcante na composição visual da capas do Diário Gaúcho. Isso aponta o esforço comunicacional, em especial dos jornais populares, realizam para serem "consumidos" diariamente.
CONCLUSÃO:
Pensar as capas de jornais por outro viés, que não o do jornalismo, revela novas possibilidades de pesquisas na área da publicidade, um novo olhar sobre um produto midiático. Percebe-se que a capa de jornais utiliza-se de recursos visuais semelhantes, talvez iguais, aos da própria criação de anúncios publicitários. No Diário Gaúcho, entretanto, nota-se uma fartura de elementos de percepção visual como também de cores, imagens e textos, o que enchem a capa e os olhos do leitor. Esta fartura não chega ser uma desordem total, mas fica muito aquém de uma estética que valorize a legibilidade e hierarquia de informações. Porém, já é possível compreender que a tentativa por uma estética adequada ao público-alvo e o uso das técnicas de percepção visual, como influenciadoras no convencimento e fidelização do público consumidor, não se restringem às peças publicitárias, mas também, às capas de jornais, principalmente populares.
Palavras-chave: publicidade, Diário Gaúcho, percepção visual.