62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
CORRELAÇÃO ENTRE COMPOSIÇÃO BIOQUÍMICA E DECOMPOSIÇÃO DE RESÍDUOS CULTURAIS NO SOLO
Ricardo Elso Leão 1
Marciel Redin 1
Leonardo Mendes Bastos 1
Luana Liberalesso de Freitas 1
Douglas Adams Weiler 1
Sandro José Giacomini 1
1. Universidade Federal de Santa Maria
INTRODUÇÃO:
A decomposição dos resíduos culturais e a mineralização do carbono (C) e do nitrogênio (N) no solo são diretamente influenciados pela qualidade do material vegetal. Diversos trabalhos têm sido realizados na busca de identificar entre os diferentes parâmetros de qualidade dos resíduos culturais aquele que melhor descreva o processo de decomposição dos resíduos vegetais no solo. O presente trabalho, conduzido sob condições de laboratório, teve como objetivo a seleção de indicadores do processo de decomposição, através da avaliação da correlação existente entre os diferentes parâmetros de qualidade de resíduos culturais e a decomposição dos materiais.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado no Laboratório de Microbiologia do Solo e do Ambiente da UFSM. Os resíduos culturais utilizados foram oriundos das seguintes espécies: feijão (Phaseolus vulgares), soja (Glycine max), milho (Zea mays), girassol (Helianthus annuus), crotalária juncea (Crotalaria juncea), feijão-de-porco (Canavalia ensiformis), mucuna cinza (Stilozobium pruriens) e milheto (Pennisetum americanum). O solo utilizado foi um Argissolo Vermelho Distrófico arênico coletado na camada de 0-10 cm. Os tratamentos foram compostos pela parte aérea (folhas, talos e mistura folhas + talos) das oito culturas totalizando 24 tratamentos. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com três repetições. Nos resíduos culturais foram determinados os teores de C e N total na matéria seca e na fração solúvel, a qualidade bioquímica através do método de Van Soest e os teores de polifenóis. A mineralização do C foi avaliada continuamente por um período de 120 dias através da medida da evolução de C-CO2 com uma solução alcalina.
RESULTADOS:
A porcentagem do C adicionado que foi mineralizado com os diferentes resíduos culturais variou de 36% a 66%. Os menores valores de porcentagem do C mineralizado foram observados com os talos e os maiores ocorreram com as folhas. A decomposição inicial dos resíduos culturais correlacionou-se positivamente com os teores de C e N solúvel, N total, polifenóis e fração solúvel. A partir de 50 dias após o início da incubação observou-se um decréscimo dos coeficientes de correlação positivos e da mineralização do C, devido à exaustão dos compostos carbonados solúveis e de mais fácil degradação. A decomposição correlacionou-se negativamente com os demais componentes, principalmente, com os teores de celulose, holocelulose e a relação C/N. A maior correlação negativa foi observada na C/N, indicando que este pode ser um bom parâmetro para prever a decomposição de resíduos vegetais. A baixa correlação entre a decomposição e os teores de lignina demonstra a recalcitrância deste componente do tecido vegetal.
CONCLUSÃO:
A concentração de N no resíduo pode ser um dos parâmetros utilizados para prever o processo de decomposição. A grande importância do N na decomposição justifica-se também por sua presença nas relações observadas no trabalho. A qualidade do C, ou seja, os teores de holocelulose, celulose, lignina e polifenóis também são um importante fator a ser considerado para estimar a decomposição de resíduos culturais no solo.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - UFSM
Palavras-chave: nitrogênio, carbono, relação C/N.