62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 3. Filosofia - 2. Filosofia
Estudo sobre tragédia grega e sociedade
Carine Gomes Cardim Laser 1
Graciela Deri de Codina 2
1. Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCH (IC)
2. Profª. Drª. - Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCH (Orientadora)
INTRODUÇÃO:
Realizar pesquisa sobre a tragédia grega como base na filosofia de Aristóteles, Jean-Pierre Vernant e Hegel. A relevância do filósofo grego para sugerido tema é indiscutível, já que toda pesquisa estética em relação a tragédia, como qualquer análise estrutural sobre literatura tem como referência a Poética. Para o nosso trabalho foi imprescindível, já que Aristóteles foi também um importante observador e crítico da sociedade a qual pertencia. Através de Vernant percebemos que a tragédia é ambígua justamente devido ao momento histórico de intensa transição que vinha passando a sociedade grega. Passamos, então, a uma discussão sobre os muitos sentidos da tragédia. Entender a tragédia, considerando sua realidade histórica, é caminhar pelo espaço da dualidade, o próprio jogo cênico é uma via dupla de relações diversas. Inspirado por escritores como Goethe e Schiller, Hegel também se envolve nessa tendência romântica. Abordamos em nosso artigo um recorte da Fenomenologia do Espírito, no qual é introduzida a questão do espírito no momento que este se reconhece de fato nas ações realizadas efetivamente.
METODOLOGIA:
O método utilizado foi o qualitativo, pois procuramos focar nosso objetivo em algumas obras que condiziam para a nossa elucidação e para que pudéssemos compreender o tema mais qualitativamente. Através de leituras e produção de textos adquirimos mais informação para analisar e determinar o que seria de maior importância para o artigo. O principal método de estudo foi o fichamento, que consiste na leitura sistemática do tema, e o registro das partes mais importantes, produzindo um texto a partir desse processo. Os fichamentos são importantes para delimitar o tema de interesse em cada obra e compreender com mais propriedade os conceitos abordados. Após delimitados os temas partimos para o encadeamento dos mesmos e elaboração do texto final.
RESULTADOS:
Nossa pesquisa encontrou uma série de informações pertinentes ao mundo grego. A história do mundo e do pensamento ocidental tem como origem a sociedade grega, e portanto, deve muito da sua cultura e identidade a este passado que se faz presente quando o assunto é filosofia. Como berço da civilização ocidental, também vem daí a nossa visão de arte. Com a tragédia, nasce uma arte que supera as barreiras entre a sociedade e o fictício, o homem adquire a capacidade de ver-se e melhorar seu aspecto humano. Pois a tragédia não alcança um objetivo qualquer, mas sim o que é sua finalidade: a catarse. Na tragédia encontramos tanto o passado, o presente, quanto o futuro, pois além de trazer a história para afirmar o presente, a tragédia questiona o próprio homem em seu sentido universal: Qual é o homem que queremos ser? A tragédia não dá a resposta, somente a dúvida, pois é questionando, experienciando através da ação que ela se revela.
CONCLUSÃO:

Por ter uma finalidade moral necessária ao seu tempo, uma época de transformações, ou melhor dizendo, de formações de pensamentos, a tragédia tem um tempo limitado, assim como a obra trágica, segundo Aristóteles, não poderia ser muito longa nem muito curta (mas, sim, inteira), a tragédia se extingue quando há uma outra forma de pensar a sociedade, ou seja, a filosofia. A tragédia é um momento que será superado pela razão. A filosofia conserva da eticidade a definição de idéias que são tomadas como verdades universais. A diferença é que na eticidade, a mesma substância foi dividida em duas partes, uma que toma consciência de si, ou seja, se reconhece na própria sociedade e atua como a lei vigente e a outra que permanece sem se reconhecer efetivamente e permanece escusa da sociedade. A tragédia é uma crítica veemente a essa sociedade de pensamentos opostos e unilaterais, e afirma em sua manifestação que a melhor forma de sociedade é a decisão, o debate público que permite que o outro seja ouvido e que se pondere sobre sua opinião. A filosofia, o entanto, fará a crítica da opinião, mantendo a discussão das idéias propostas, mas deliberando sobre uma verdade soberana.

Instituição de Fomento: PIBIC Mackenzie/MackPesquisa
Palavras-chave: mímesis, catarse, tragédia.