62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 12. Neurociências e Comportamento - 1. Neurociências e Comportamento
estimulação transcraniana por corrente contínua e habilidades savant: efeitos comportamentais e psicofisiológicos
Claudia Aparecida Valasek 1
Paulo Sérgio Boggio 2
1. Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCBS (IC)
2. Prof. Dr. Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCBS (Orientador)
INTRODUÇÃO:
Estudos recentes mostram que é possível induzir habilidades cognitivas elevadas, como aquelas observadas em pessoas com diagnóstico de Síndrome de Savant com a técnica de estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC). O presente estudo teve como objetivo avaliar os testes de contagem de letras, localização de erros e memória conceitualXliteral durante a ETCC com coleta de dados pelo aparelho de movimentos oculares (Tobii) buscando uma compreensão maior sobre a forma como a ETCC interferiu no processo de rastreio visual e dilatação pupilar.
METODOLOGIA:
Foi realizado um estudo randomizado, duplo-cego, placebo controlado, no qual 9 participantes com idade entre 17 e 28 anos receberam um dos dois tipos de estimulação: ativa (ânodo localizado em lobo temportal anterior esquerdo e cátodo localizado em lobo temporal anterior direito) e estimulação placebo (ânodo localizado em lobo temportal anterior esquerdo e cátodo localizado em lobo temporal anterior direito) porém com o aparelho desligado. Os participantes realizaram os seguintes testes: memória conceitual X Literal, contagem de letras e percepção de erros em figuras durante as sessões de estimulação. Cada estimulação teve duração de aproximadamente 20 minutos.
RESULTADOS:
Observaram-se como resultados significativos no teste de memória: maior dilatação pupilar na situação que os sujeitos erram por associação semântica assim como menor número de erros cometidos pelos voluntários submetidos a ETCC ativa em comparação aos que receberam ETCC placebo. Esse aumento da dilatação pupilar está relacionado com processos como atenção e memória, assim como aumento da demanda cognitiva. Esse aumento reflete apesar da resposta do sujeito, um conflito cognitivo no processamento da informação. No teste de contagem de letras, o grupo que recebeu ETCC ativa localizou maior número de letras em comparação ao grupo placebo, e apresentou menor tempo de fixação nas áreas de interesse. Essa característica que é observada em indivíduos Savant onde estes além de possuírem melhor desempenho na detecção de detalhes, a velocidade da execução é maior. No teste de percepção de erros, houve diferença significativa para o total de erros localizados na ETCC ativa comparada a placebo.
CONCLUSÃO:
Este estudo reforça as evidências encontradas em pesquisa anterior e traz novas contribuições importantes sobre os efeitos comportamentais da estimulação, assim como sua interferência nos processos e estratégias de busca visual e dilatação pupilar.
Instituição de Fomento: PIBIC CNPq
Palavras-chave: Síndrome de Savant, estimulação transcraniana por corrente contínua , movimentos oculares.