62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
O LICENCIADO EM ÁREAS DO CONHECIMENTO: QUAIS OS DESAFIOS DA RELAÇÃO PRÁTICA PROFISSIONAL NA ESCOLA E FORMAÇÂO INICIAL?
Milene Kinlliane Silva de Oliveira 1
1. UECE
INTRODUÇÃO:
A pesquisa propõe-se a investigar o licenciado em espaços escolares. A iniciativa é apresentada por membros do Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica, equipe cadastrada no Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa do CNPq. O objeto de análise - a prática pedagógica desses profissionais - é considerado uma dimensão importante das políticas educacionais relativas à formação de professores. A problemática que instiga a realização deste estudo é a necessidade de compreensão da relação entre a prática de licenciados em áreas do conhecimento atuantes em espaços escolares e a formação inicial dos mesmos. O objetivo central desta pesquisa refere-se às relações entre a prática dos professores que atuam no contexto escolar e a formação por eles vivenciada, no âmbito das políticas educacionais vigentes. Além de outras questões inerentes a essa relação, também, nos compete refletir acerca dos desafios da formação inicial e as possibilidades da formação contínua no ambiente de trabalho dos sujeitos entrevistados.
METODOLOGIA:
Quanto ao percurso teórico-metodológico, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa. Optamos pelo estudo de caso e as estratégias recorridas para a coleta de dados foram a observação participante, a entrevista semi-estruturada e a análise de dados. O lócus da pesquisa encontra-se numa escola municipal de Fortaleza. O total de sujeitos participantes somam 6 professores licenciados. São três as etapas referentes à atividade de investigação, são elas: estudo da literatura sobre a formação de professores; a segunda é a coleta de dados; e, por fim, a análise de dados.
RESULTADOS:
Já obtemos dados da pesquisa referentes à coleta de dados através do mapeamento, para escolha do lócus a partir do critério de acesso e proximidade da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Foi realizado em quatro escolas da rede pública localizadas no Bairro Itapery. Nossa opção recaiu sobre a Escola de maior porte em virtude de a mesma apresentar características relevantes para a realização da investigação. Estamos na fase de observação inicial, a qual está sendo realizada com um total de seis professores licenciados. Estes exercem funções diferentes na escola. Desse total quatro são professores licenciados; um é o coordenador e a outra é responsável pela biblioteca da escola. Todos os sujeitos são formados em licenciatura, variam as áreas de formação, pela UECE. A intenção primordial é focar nossa observação na prática desses profissionais e os desafios por eles encontrados. Como resultados iniciais observamos que os sujeitos da pesquisa são deveras comprometidos com o seu cargo, mas não se observam mudanças significativas na prática da maioria desses profissionais que atuam no ensino, pois recorrem a metodologia tradicional como forma de abordagem do conhecimento em sala de aula. Há a tentativa, a compreensão de que as mudanças precisam ser realizadas, contudo, de fato, vários fatores impossibilitam essa vivência transformadora do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Vale salientar que se trata de uma pesquisa em sua primeira fase, mas o suficiente para nos assegurar as contribuições que trará aos estudos da área de formação de professores da UECE.
CONCLUSÃO:
A pesquisa encontra-se em andamento, porém já pudemos notar alguns dos fatores que interferem na prática pedagógica desses profissionais. Os desafios perpassam o ambiente dentro de sala de aula. A escola é ampla e necessita do apoio conjunto de todos para realizar transformações que beneficiem alunos, corpo docente, direção, familiares. Cabem algumas reflexões iniciais quanto à contribuição da Universidade Estadual do Ceará para a formação desses profissionais da educação. Para solucionar alguns dos desafios enfrentados na prática não há o estabelecimento de vínculos com as contribuições da formação prévia. Os conhecimentos proporcionados pela universidade não são acionados muitas vezes por acreditarem que não há necessidade. E fortalecem a separação entre teoria e prática. Estas considerações foram algumas das nossas ponderações iniciais baseadas nas colocações de alguns professores, assim como das informações coletadas nas observações. Como afirmamos anteriormente esta pesquisa passará por outras etapas, mas já proporcionam dados que nos levam a refletir, questionar sobre esta relação entre prática profissional e formação inicial.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Formação, Escola, Trabalho docente.