62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
COMPOSIÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADE DE INIBIÇÃO DA ENZIMA ACETILCOLINESTERASE DO ÓLEO ESSENCIAL DAS INFLORESCÊNCIAS DE Hyptis suaveolens
Diego da Silva Melo 1
Jane Eire Silva Alencar de Menezes 1
Sônia Maria Oliveira Costa 2
Selene Maia de Morais 2
Hélcio Silva dos Santos 3
1. Laboratório de Pesquisa em Química (LPQ) - Faculdade de Educação de Itapipoca
2. Laboratório de Produtos Naturais (LPN) - Universidade Estadual do Ceará
3. Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Estadual Vale do Acaraú
INTRODUÇÃO:

O gênero Hyptis compreende várias espécies, cerca de 400, distribuídas desde o sul dos Estados Unidos até a Argentina, em sua grande maioria são bastante aromáticas. Hyptis suaveolens conhecida popularmente como "bamburral" é largamente empregada na medicina caseira, principalmente na região Nordeste, onde os índios, por exemplo, a utilizam como droga na cura de várias doenças. Existem métodos que tentam minimizar a velocidade de progressão da doença de Alzheimer. Um dos métodos consiste no tratamento colinérgico com o uso de inibidores da enzima acetilcolinesterase (AChE), responsável pela hidrólise da acetilcolina. Assim, este trabalho relata a composição química volátil das inflorescências de Hyptis suaveolens e atividade de inibição da enzima acetilcolinesterase desse óleo.

METODOLOGIA:
O óleo essencial das inflorescências de Hyptis suaveolens (43.045) coletadas em setembro de 2008 no município de Itapipoca-Ce foram obtidos por hidrodestilação em aparelho Clevenger, durante 2 h e analisados por CG/MS e CG-FID. O mal de Alzheimer, como já foi dito anteriormente é uma doença degenerativa, de causa ainda pouco conhecida. Contudo, pesquisadores deste assunto vêm utilizando no tratamento desta doença, a inibição direta da enzima acetilcolinesterase (Ache). Assim, foram realizados testes inibitórios segundo a metodologia desenvolvida por Rhee com o óleo das inflorescências de H. suaveolens.
RESULTADOS:

Um total de 23 compostos foram identificados do óleo essencial das inflorescências de Hyptis suaveolens. Segundo as análises realizadas com o referido óleo, o perfil químico está de acordo com a literatura, variando apenas o percentual relativo de seus componentes. A análise química por CG-MS e CG-FID dos constituintes do óleo essencial das inflorescências de H. suaveolens revelou uma predominância principalmente de monoterpenos e sesquiterpenos, sendo identificado como constituinte majoritário o monoterpeno 1,8-cineol. O óleo essencial testado, apesar de apresentar resultado inferior que o composto padrão fisostigmina, faz da espécie forte candidata a inibidora de acetilcolinesterase (Ache).

CONCLUSÃO:
Os resultados apresentados neste trabalho ressaltam o potencial anticolinesterásico do óleo essencial das inflorescências de H. suaveolens como fonte potencial na elaboração de drogas naturais que possam vir a auxiliar no tratamento do mal de Alzheimer e neste contexto, os estudos in vitro e in vivo são justificados para avaliar o papel desse óleo no tratamento da doença de Alzheimer.
Instituição de Fomento: FUNCAP - UECE
Palavras-chave: Hyptis suaveolens, óleo essencial, acetilcolinesterase.