62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 3. Química Analítica
ANÁLISE QUANTITATIVA DE METAIS EM SOLOS E ESPÉCIES VEGETAIS
Lucas Carvalho Lima 1
Márcia Guekezian 2
1. Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCH (IC)
2. Profª. Drª. - Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCH (Orientadora)
INTRODUÇÃO:
Quantitativamente, elementos  em nível traço são negligenciados como constituintes químicos dos solos, mas são essenciais como micronutrientes para as plantas (KABATA-PENDIAS, 2000). Encontrados em pequenas concentrações, têm implicações significativas na fisiologia das plantas, como controle de ativação enzimática e fixação de nitrogênio, e seu excesso ou falta provocam doenças. Com a quantificação destes elementos por um método analítico, pode-se avaliar a interferência dos mesmos no desenvolvimento da planta. Entretanto, o conhecimento sobre a composição do solo em termos de "conteúdo total de um determinado elemento" não é geralmente muito útil quando se quer entender a dinâmica da disponibilidade e o ciclo de cada elemento na natureza. Não obstante, se um determinado elemento encontra-se presente em grandes concentrações que excedem particularmente àquelas esperadas para aquele tipo de solo, pode ser um sinal de poluição por atividades antrópicas ou acúmulo por processos biogeoquímicos naturais (BOARETTO, 1988). Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi a determinação de alguns metais nas plantas (Asteraceae), coletadas na região de Campos do Jordão em São Paulo, e no solo em que as mesmas se encontram.
METODOLOGIA:
O método consistiu-se na abertura das amostras de plantas por digestão seca, Mufla a 500°C, e solos com extração por soluções específicas para cada tipo de elementos, solução de cloreto de potássio para cálcio, magnésio e alumínio, solução ácida dupla extratora de ácido clorídrico e ácido sulfúrico para ferro e o método oficial com utilização de um condensador de refluxo adaptado com solução de água régia, peróxido de hidrogênio e água desionizada para análise de metais pesados, tais como chumbo, cádmio, níquel, crômio e cobalto. Após a abertura da amostras as mesmas foram analisadas pela técnica de espectrofotometria de absorção atômica com chama e os solos foram caracterizados por granulometria de peneiramento.
RESULTADOS:
Pelos dados obtidos, pode-se notar que há uma correlação dos valores de metais pesados encontrados nas plantas, mesmo sendo de espécies diferentes, indicando uma interação semelhante nos meios de absorção entre os indivíduos estudados. Nota-se também que os valores médios encontrados dos metais pesados em um indivíduo estudado e seu solo correspondente são similares, podendo dizer que este possui um alto valor de absorção quando comparados com os outros indivíduos coletados e analisados (BAKER e BROOKS, 1989). Pela característica do solo obtida por granulometria, os classificados como Argissolos, apresentam concentrações semelhantes dos elementos encontrados, demonstrando a importância da caracterização dos solos. Observa-se ainda que, alguns solos onde tem-se baixa concentração de um determinado metal, não interfere significativamente em algumas plantas, pois as mesmas apresentam um valor ainda elevado do respectivo metal.
CONCLUSÃO:
O estudo de diferentes espécies de vegetais como fontes de substâncias bioativas deve levar em conta os diferentes fatores que interferem na composição e crescimento das plantas. Fatores como composição do solo, presença de água, radiação solar e temperatura são essenciais ao crescimento das plantas, sendo de extrema importância. Assim, o presente trabalho teve como intuito o estudo preliminar da composição do solo e das plantas com relação à presença de micronutrientes, mais especificadamente de metais. A partir deste trabalho algumas proposições futuras podem ser feitas tais como monitoramento de plantas medicinais encontradas no mercado, relacionar a nutrição das plantas com sua atividade terapêutica e a escolha e preparação de solo para cultura das mesmas.
Instituição de Fomento: PIBIC CNPq
Palavras-chave: metais em solo, espectrofotometria de absorção atômica com chama, metais em plantas.