62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 8. Engenharia Elétrica
SISTEMA LOFAR - NÍVEL DE RÁDIO INTERFERÊNCIA NO OBSERVATÓRIO ESPACIAL DO SUL EM SÃO MARTINHO DA SERRA NA FAIXA DE 10 - 240 MHZ
Guilherme Simon da Rosa 1
Nelson Jorge Schuch 2
Natanael Rodrigues Gomes 3
1. Curso de Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
2. Dr./Orientador - Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais - CRS/CCR/INPE - MCT
3. Prof. Dr./Co-orientador - Depto. de Eletrônica e Computação - DELC/CT - UFSM
INTRODUÇÃO:
O Projeto de Pesquisa tem como objetivo dar continuidade ao programa de monitoramento do nível da rádio interferência detectada no Espectro Eletromagnético na região do Observatório Espacial do Sul - OES/CRS/CCR/INPE - MCT, (29.4°S, 53.8°W, 480 m) em São Martinho da Serra, RS, na faixa de 10 - 240 MHz. O Projeto visa demonstrar o potencial do Observatório para receber estações de radiotelescópios digitais tais como as do LOFAR (LOw Frequency Array).
METODOLOGIA:
Os trabalhos realizados ao longo do Projeto trataram dos procedimentos para aquisição e da modelagem de dados espectrais através de um analisador de espectro, bem como a análise de suas informações. No Projeto de Pesquisa foram aprimorados os programas computacionais de aquisição de dados para controlar o analisador de espectro, permitindo o acesso remoto, além da análise instantânea dos dados colhidos. O modelo de sistema para o controle computacional da aquisição de dados espectrais usou a linguagem de programação estruturada C, bem como conceitos de organização hierárquica de banco de dados. Os dados colhidos são armazenados de forma digital, possibilitando uma análise de dados relativos a diferentes períodos de tempo. Desta forma é possível comparar os espectros eletromagnéticos obtidos no OES do início da década de 1990, antes da construção do seu atual "sítio", bem como as informações obtidas entre os anos de 2003 e 2006, com as observações correntes.
RESULTADOS:
O sistema de aquisição foi instalado no OES e seus dados foram armazenados no computador de controle e aquisição, sendo posteriormente transmitidos para a Sede do CRS, em Santa Maria - RS, através da internet. Foi possível avaliar o comportamento do Espectro Eletromagnético de forma comparativa, observando as suas variações entre as diferentes faixas de frequência e entre diferentes períodos de aquisição. A análise dos dados do Espectro Eletromagnético de diferentes períodos de aquisição de dados no sítio do OES mostra um perfil constante para a radiointerferência, exceto para a ocorrência de algumas transmissoras de rádio em AM, FM e VHF, é evidente que a maior parte do Espectro Eletromagnético, no OES, está livre da rádio interferência intensa (RFI).
CONCLUSÃO:
As interferências de rádio encontradas são artificiais, reconhecidas e regulamentadas pela ANATEL, o que caracteriza o OES como livre de RFI desconhecida. Foi verificado que a característica espectral encontrada no OES é similar aquela presente nas estações Europeias do LOFAR. Este é um fator importante, que motiva a instalação de equipamentos como estações LOFAR no Observatório Espacial do Sul. Verifica-se que é mantida a continuidade da boa qualidade do Sítio do Observatório Espacial do Sul - OES/CRS/CCR/INPE - MCT, em São Martinho da Serra, RS. Através da análise dos resultados, fica evidente a qualidade notável do Sítio do OES para receber sofisticados e sensíveis radiointerferômetros, baseados no conceito de Phased Array, similares aos empregados nas Estações do LOFAR na Europa.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Espectro Eletromagnético, Low Frequency Array, Rádio Interferômetro.