62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
A DOUTRINA PROTESTANTE PENTECOSTAL E SUA INFLUÊNCIA NA PRÁTICA REGULAR E ORIENTADA DE ATIVIDADES FÍSICAS E/OU ESPORTIVAS
Rayane Rafaele Pinheiro 1
Catia Cilene Lima Rodrigues 2
1. Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCBS (IC)
2. Profª. Drª. - Universidade Presbiteriana Mackenzie - EST (Orientadora)
INTRODUÇÃO:
Este estudo analisa a cultura e doutrina religiosa da igreja Assembléia de Deus no Brasil, considerando seus conceitos, hábitos e tradições religiosas envolvendo saúde, corpo e qualidade de vida humana, e o reflexo que tal cultura tem na escolha dos seus adeptos de praticarem atividades físicas e esportivas (usado como sinônimo de exercícios físicos). Consideramos mais especificamente os costumes doutrinários desta igreja no que se referem aos tipos de roupas estipulados para os fiéis usarem e os locais que eles não podem freqüentar para praticar atividades físicas e esportivas. Também investigamos uma possível correlação desta doutrina com a não prática de atividades físicas regulares e sob orientação profissional. Realizamos uma revisão de literatura em que subsidiamos a discussão do tema com os seguintes tópicos: trânsito religioso no Brasil, protestantismo histórico e pentecostal, igreja Assembléia de Deus, corpo, alma e espírito, saúde, qualidade de vida, sedentarismo e prática regular de atividades físicas e esportivas. Além disso, realizamos uma pesquisa de campo em que foram entrevistadas cinqüenta pessoas adeptas à doutrina da igreja Assembléia de Deus no Brasil.
METODOLOGIA:
Realizamos uma pesquisa de campo em que entrevistamos 50 pessoas da igreja Assembléia de Deus no Brasil. Para o desenvolvimento das entrevistas foram utilizados dois roteiros, o primeiro contém oito questões abertas que interrogou se os sujeitos praticam atividades físicas com freqüência, quais as orientações religiosas que recebem na igreja sobre a prática de atividades físicas, quais são as suas concepções de corpo, saúde e qualidade de vida, se possuem algum problema de saúde e se seu médico alguma vez já tinha orientado a praticar atividades físicas como meio para manter a saúde física. Estas perguntas foram direcionadas sob forma de entrevistas semiestruturadas ao total de 10 sujeitos. O segundo roteiro de pesquisa contém as mesmas oito questões do roteiro anterior, porém foram organizadas em formato de questões fechadas e alternativas, este segundo roteiro foi direcionado ao total de 40 sujeitos sob forma de entrevistas estruturadas. Desta forma, contabilizamos o total de 50 pessoas entrevistadas. Para a análise dos dados obtidos através destes dois tipos de entrevistas formulamos uma triangulação entre os métodos "discurso do sujeito coletivo - DSC" e "narrativa analítica".
RESULTADOS:
Entre os entrevistados, 10% afirmaram que recebem orientações na igreja para não praticarem atividades físicas. Estas orientações restritivas que estes adeptos declararam receberem pontua a relevância de nossa investigação, pois denota um posicionamento político religioso marcado por tabus e preconceitos. De maneira geral, percebemos influências discretas e em baixa proporção da doutrina religiosa em questão nos conceitos de seus adeptos sobre o corpo humano,  qualidade de vida e saúde, e em suas escolhas de não praticarem atividades físicas regulares ou, de até mesmo, não freqüentarem academias, clubes e parques para praticar exercícios, alegando que tais práticas podem contribuir para o pecado e quebrar a comunhão do fiel com o seu deus.
CONCLUSÃO:
Esta pesquisa denota que servir a Deus na igreja Assembléia de Deus apresenta uma correlação com a ausência do hábito de praticar atividades físicas e esportivas regularmente. Tal fato confirma nossa hipótese inicial de que o sedentarismo possivelmente iria predominar entre os adeptos a esta doutrina religiosa. No entanto, os resultados obtidos não nos possibilita afirmar com seguridade que o sedentarismo entre este público religioso decorre exclusivamente por causa da influência da doutrina religiosa, visto que surgiram outros fatores relevantes pontuados nas entrevistas que podem resultar em tal circunstância: baixa escolaridade, falta de interesse pessoal, indiferença, descaso pessoal com a saúde física e com a prática de exercícios físicos.
Instituição de Fomento: PIBIC Mackenzie/MackPesquisa
Palavras-chave: religião, atividades físicas, sedentarismo.