62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 5. Rádio e Televisão
O CONCEITO DE ADVERTAINMENT NA PROPAGANDA DE TELEVISÃO: ANÁLISE DO PROGRAMA BIG BROTHER BRASIL
Arthur Costa Barros 1
Maria Elisa Vercesi de Albuquerque 2
1. Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCL (IC)
2. Profª. Mestre - Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCL (Orientadora)
INTRODUÇÃO:
Desde a década de 80, o hábito de assistir televisão vem apresentando tendências de mudanças. Dispositivos como o controle remoto, o vídeo cassete e a TV a cabo mostram que o público tem procurado um melhor aproveitamento do tempo, evitando o intervalo comercial. Recentemente, as inovações tecnológicas como a TV digital e internet aceleram tal processo, afetando a estrutura comercial da TV - dependente do break comercial. Assim sendo, a publicidade tem buscado novas maneiras de manter sua eficiência na televisão aberta, através de ações como o advertainment, uma fusão de publicidade com entretenimento. Muito além do tradicional balcão de merchandising na TV, no advertainment as marcas passam a integrar o conteúdo dos programas, de forma que as atrações da TV são criadas na perspectiva do anunciante. No Brasil, percebe-se que atrações da TV aberta como o Big Brother Brasil buscam cada vez mais aderir a tais novos moldes publicitários. Este estudo tem por objetivo analisar como o conceito de advertainment está presente na programação de TV brasileira, com foco nas ações feitas em reality shows, além de buscar compreender como tais ações repercurtem junto ao público. Assim, foram desenvolvidas três pesquisas de campo, que relacionadas no final responderam ao problema de pesquisa.
METODOLOGIA:
A primeira investigação foi uma pesquisa exploratória qualitativa a respeito das ações de merchandising que eram utilizadas na televisão brasileira, as mais freqüentes e os recursos empregados. Foram gravados e analisados programas de televisão aberta, entre 13 e 19 de outubro de 2008, do horário nobre. A escolha da amostra teve por critério atingir a maior variedade possível de programas, incluindo diversos formatos e ações de merchandising. A segunda pesquisa teve por objetivo analisar amostras do programa Big Brother Brasil 9, para observar a presença de advertainment. Para isso, foi utilizada a metodologia de Joseph Jaffe, que classifica as ações de merchandising de acordo com três fatores: Relevância, Utilidade e Entretenimento. Tais aspectos foram cruzados em uma matriz de 3 eixos (Matriz RUE), que permite visualizar a eficácia. Por fim, foi realizada uma pesquisa descritiva qualitativa junto ao público do programa, com o intuito de compreender como eram percebidas as ações de merchandising. O método de entrevista foi individual em profundidade, utilizando um roteiro predefinido. A amostra compreendeu dez pessoas, com idade entre 18 e 40 anos, que tivessem acompanhado o BBB 9. Os entrevistados foram selecionados aleatoriamente de acordo com o julgamento do pesquisador.
RESULTADOS:

De acordo com a pesquisa desenvolvida na TV aberta, foi observado que a televisão brasileira ainda apresenta ações de merchandising bastante tradicionais, além de basear a publicidade nos intervalos comerciais. Nota-se que tanto anunciantes como emissoras usam fórmulas antigas (balcão de merchandising), com pouca inovação. Na segunda investigação, percebe-se que as ações do BBB que se aproximam do advertainment estão geralmente presentes em momentos importantes para a trama do programa, como nas provas do líder. Deve-se notar que devido ao Big Brother ser um programa de grande audiência, todas as ações têm baixa Relevância, ou seja, não apresentam uma conexão estreita com um público-alvo. As variáveis Utilidade e Entretenimento variaram de acordo com a ação e contexto de cada exibição. Mesmo assim, é notável como as ações são bem elaboradas e trazem resultados para o anunciante. Na pesquisa junto ao público, foi possível perceber que as pessoas vêem as ações de merchandising de maneira positiva, como parte integrante do programa. Além disso, marcas foram comentadas pela complexidade das ações em que estavam inseridas, reforçando a lembrança de marca (recall). O merchandising integrado ao BBB também foi visto como mais confiável que a publicidade do intervalo comercial.

CONCLUSÃO:

A análise do Big Brother Brasil revela como os trabalhos mais elaborados nos novos moldes da publicidade têm sido feitos no Brasil. No BBB, ao se trabalhar o merchandising, existe uma tentativa em fazer a presença da marca sutil e integrada ao roteiro do programa, em ações que trazem lembrança de marca, que alcançam os objetivos comerciais do anunciante. É notável também que o público, depois de décadas inserido no sistema dependente do intervalo comercial, veja com naturalidade as ações de merchandising. As ações do Big Brother Brasil repercutem bem e as marcas são vistas como importantes para o programa. Conclui-se portanto que a fusão de publicidade e entretenimento no Brasil ainda é pouca, e tem acontecido de forma tímida. As emissoras de TV são as grandes produtoras de entretenimento, e o fazem sem a óptica do anunciante, enquanto os anunciantes ainda não produzem entretenimento para anunciar suas marcas. No entanto, os trabalhos de advertainment até então feitos no Brasil, junto com a predisposição do público para tais ações, mostram que existe grande espaço para exploração e desenvolvimento deste novo formato de comunicar marcas.

Instituição de Fomento: PIBIC Mackenzie
Palavras-chave: advertainment , merchandising, publicidade na TV.