62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Desenho Industrial - 3. Desenho Industrial
AGlomerado de resídos agrícolas
André Felipe Ynouye 1
Eliana Zaroni Lindenberg Silva 2
1. Universidade Presbiteriana Mackenzie - FAU (IC)
2. Profª. Drª. - Universidade Presbiteriana Mackenzie - FAU (Orientadora)
INTRODUÇÃO:
O projeto de pesquisa teve como proposta desenvolver superfícies de aglomerado de resíduos sólidos, tendo em vista os atuais problemas ambientais quanto à utilização de materiais nocivos aos sistemas naturais e/ou provenientes de um extrativismo exagerado. Diariamente, toneladas de resíduos agrícolas são descartadas e muitas vezes queimadas.  Algumas propostas experimentais foram desenvolvidas para reverter este processo, através do aproveitamento do lixo agrícola, na produção de aglomerados com madeira e resíduos orgânicos. A partir desta avaliação alteramos o perfil da matéria residual, considerando-a como um "resíduo útil" que pode economizar alguns recursos da natureza contribuindo para o desenvolvimento sustentável. A pesquisa estudou meios técnicos de transformação deste tipo de compósito em algo prático a sociedade, estabelecendo propostas de criação de design, com projetos de produtos para comercialização. A pesquisa realizou a união de duas problemáticas visíveis na sociedade brasileira: primeira, a questão socioeconômica, onde grande parte da população é carente de meios capazes de prover sua auto-sustentabilidade, a segunda é a questão ambiental, onde visivelmente o uso irracional do homem com os recursos naturais traz uma série de problemas cumulativos.
METODOLOGIA:
Foi realizado o levantamento de dados sobre os diversos tipos de resíduos agrícolas em fazendas da região de Itapeva, São Paulo. Nestas fazendas foram pesquisados resíduos de quatro rotações: trigo, soja, milho e cana de açúcar. Porém quando realizamos a coleta de dados, apesar das várias possibilidades de aproveitamento dos resíduos pesquisados observamos que economicamente e estrategicamente, para o agricultor, o processo não é vantajoso. Ainda em Itapeva foi visitada para estas análises, uma pequena indústria de telhas e chapas recicladas a partir de polímeros diversos. Sua atividade principal é a produção de telhas com material polimérico, com aditivos de polinylon e preenchimento de papelão compensado. O processo de produção dessas telhas (que podem facilmente serem convertidas em qualquer chapa de plástico) inicia-se no recolhimento do material. Grande parte desse plástico é proveniente das garrafas PET. Durante a pesquisa foram estudados os seguintes experimentos: Compósitos de massa agrícolas com PVA, Compósitos de massas agrícolas com Barbotina, Massas agrícolas com Polímeros Termo Plásticos Recicláveis.
RESULTADOS:
Compósitos de massa agrícolas com PVA: para este primeiro experimento da pesquisa foram utilizados: resíduos agrícolas, água, cola PVA. Como resultado final o composto residual combinou-se muito bem com a liga utilizada (PVA), no entanto, não seriam atendidas as premissas sustentáveis e políticas de responsabilidades socioeconômicas. Compósitos de massas agrícolas com Barbotina: para esta nova mistura foram utilizados: resíduos agrícolas, água, barbotina. Como resultado final o composto apresentou material frágil a pequenos choques físicos, a mesma que uma peça de utilitário cotidiano estaria sujeita. Massas agrícolas com Polímeros Termo Plásticos Recicláveis: a pesquisa se desenvolveu na busca de experimentar outras hipóteses e alternativas para o aproveitamento de resíduos estudando um meio mais racional para aglomeração das partículas, com polímeros recicláveis. Para a confecção do aglomerado residual orgânico foi selecionado o polietileno por apresentar baixo custo de aquisição e principalmente por estar presente em nosso cotidiano, possibilitando fácil coleta para reciclagem através de processos simples.
CONCLUSÃO:
Para o processo industrial com polímeros usamos o polietileno com carga de resíduo agrícola por oferecer melhores recursos para o seu desenvolvimento. Este processo industrial exige maior tempo e disponibilidade financeira para a confecção das peças de design. No entanto pode-se obter a confecção do objeto de design, produzindo peças de caráter modular, que possibilita a montagem de diversas formas e aplicações de design. Muitos exemplos dessas produções modulares existem no mercado como chapas planas para objetos leves, chapas planas para construções pesadas como móveis para exteriores, cilindros e vigas para construção civil, entre outros. Concluímos que a pesquisa de técnicas alternativas para obtenção de materiais reciclados com a finalidade de incremento social é muito mais ampla, a implantação de projetos sociais e cooperativos não é um processo que deve ser aplicado às cegas em pontos que simplesmente julgam-se carentes, cada campo tem sua peculiaridade e merece atenção ao ser estudado antes mesmo de ser abordado como tema para projeto social. Ou seja, podem-se descobrir novas tecnologias todos os dias, mas antes mesmo de saber como realizar o processo, é necessário ter ciência do conjunto de fatores interdisciplinares para se realizar o processo.
Instituição de Fomento: PIBIC Mackenzie/MackPesquisa
Palavras-chave: aglomerado, resíduos agrícolas, polimero com carga orgânica.