62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 8. Comunicação
O CD E O COMPUTADOR E AS FORMAS DE RECEPÇÃO MUSICAL
José Milton Cândido Ribeiro Júnior 1
Regiane Miranda de Oliveira 1
1. Dpto. de Arte - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Arte - PUC-SP
INTRODUÇÃO:

Considerando o contínuo processo de transformação cultural que atinge a sociedade contemporânea, provocado, dentre outros motivos, pelo surgimento de novas tecnologias de comunicação, a pesquisa analisou diferentes meios de reprodução musical, em especial o CD e o computador (considerando os arquivos em mp3), visando identificar como a alteração da tecnologia modificou o ambiente comunicacional e, consequentemente, a forma de recepção musical. Pretendeu-se, também, apontar a relevância do material gráfico na constituição do CD como mídia e como ele influencia na fruição de uma obra, diferentemente do mp3.

METODOLOGIA:

Em um primeiro momento, foi realizada uma pesquisa de campo para levantamento do corpus de análise. Assim, foram selecionados CDs de obras musicais acompanhados de um projeto gráfico relativo à capa e ao encarte. Por outro lado, no campo virtual, a pesquisa priorizou a escolha de sites de música relacionados com obras também produzidas em CD. A partir da seleção, buscou-se analisar a produção feita em CD, considerando o suporte digital e gráfico, comparando-a com aquelas inseridas no ambiente virtual, para detecção de similitudes e diferenças. Por último, confrontou-se o material selecionado com os referenciais teóricos e as hipóteses levantadas.

RESULTADOS:

Observou-se que a alteração do suporte mnemotécnico e sua constante desmaterialização, bem como a transposição para web do projeto gráfico característico do CD, determinaram o advento de um novo ambiente de circulação musical que, por sua vez, ocasionou mudanças nos padrões de recepção da música, que se dá de forma mais individualizada, calcada na instantaneidade e facilidade de transmissão dos arquivos de áudio e na multiplicidade de informações acessíveis por meio dos sites na rede. Além disso, há a dissociação do aspecto gráfico-visual que, no caso do CD, era muito presente.

CONCLUSÃO:

Concluímos que a recepção musical diversificou-se com o advento do CD e, posteriormente, com o mp3, e que os meios musicais não se anulam, mas configuram diferentes ambientes comunicacionais que subsistem sincronicamente na cultura. Inclusive, um mesmo trabalho artístico musical pode ser traduzido por diferentes meios, de modo que as informações são dispostas e recebidas de diferentes formas, caracterizando o que McLuhan chamou de ecologia da mídia. Por fim, podemos dizer que os meios de reprodução musical se inserem em um ambiente comunicacional muito maior, originado com a tecnologia eletro-eletrônica, que introduziu o homem em uma nova experiência de mundo, marcada pela aceleração dos processos de comunicação.

Instituição de Fomento: Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da PUC-SP
Palavras-chave: meio, tecnologia, ambiente musical.