62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 7. Química Orgânica
SÍNTESE ESTEREOSSELETIVA DE NOVAS 5-ARILPROLINAS E SEU USO COMO ORGANOCATALISADORES EM REAÇÕES DE MANNICH MULTICOMPONENTE
Carlos Roque Duarte Correia 1
Luís Eduardo Roberto 1
Marla Narciso Godoi 1
Marcelo Rodrigues dos Santos 1
1. Departamento de Química Orgânica - Instituto de Química - UNICAMP
INTRODUÇÃO:

O uso de moléculas orgânicas pequenas em catálise assimétrica tem se mostrado uma metodologia promissora e vêm recebendo grande atenção do meio acadêmico, principalmente em estudos que envolvem o uso da L-prolina como organocatalisador. Análogos da prolina vêm sendo utilizados em diversos tipos de transformações assimétricas, entretanto há poucos métodos para a síntese de arilprolinas, em particular 5-arilprolinas. Sendo assim, neste trabalho demonstramos a utilização da reação de arilação de Heck com sais de diazônio como etapa-chave na síntese de novas 5-arilprolinas.

METODOLOGIA:

A partir do ácido piroglutâmico, utilizando metodologia desenvolvida em nosso grupo de pesquisa, o derivado 3-desidroprolina foi preparado, e a partir dele a reação de arilação de Heck  foi realizada fornecendo o aduto 5-arilado. Em seguida, após hidrogenação catalítica e remoção do grupamento Boc obtivemos o respectivo aminoéster. Por fim, a hidrólise do éster em meio ácido resultou no correspondente aminoácido 5-arilado.

RESULTADOS:

Devido a metodologia desenvolvida em nosso grupo de pesquisa, obtivemos bom rendimento global para o derivado 3-desidroprolina, e sua reação de arilação de Heck empregando sais de diazônio apresentou excelente diastereosseletividade e bons rendimentos, além do aduto 5-arilado de confirguração trans como isômero principal. Com a hidrogenação catalítica e remoção do grupamento Boc obtivemos o respectivo aminoéster em ótimo rendimento. A hidrólise do éster trans em meio ácido resultou no correspondente aminoácido 5-arilado que foi usado como organocatalisador em reações de Mannich multicomponente.

CONCLUSÃO:

A reação de arilação de Heck com sais de diazônio permitiu a construção de 3-pirrolidinas 2,5-dissubstituídas. Esse composto serviu como intermediário chave para a síntese estereosseletiva de um novo análogo da prolina em escala de multigramas. Os primeiros resultados aplicando a 5-arilprolina como organocatalisador foram moderados, porém indicadores que esses novos análogos podem vir a ser empregados como novos organocatalisadores em síntese orgânica.

Instituição de Fomento: CNPq, FAPESP e CAPES
Palavras-chave: 5-Arilprolinas, Aminoácidos não naturais, Arilação de Heck.