62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 8. Medicina
AVALIAÇÃO DA EXPRESSÃO DE RECEPTORES EM CÉLULAS MONONUCLEARES DE PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA
Eduardo Saadi Neto 1
Douglas Cobo Micheli 1
Eddie Fernando Cândido Murta 2
Beatriz Martins Tavares Murta 1
1. DCB, Disciplina de Farmacologia,Universidade Federal do Triângulo Mineiro/ UFTM
2. Instituto de Pesquisa em Oncologia, Departamento Maternoinfantil, UFTM
INTRODUÇÃO:
Mediadores podem aumentar a expressão de CXCR1 e CXCR2 nas células mononucleares e induzir a migração desses leucócitos para o tumor, os quais podem facilitar ou inibir o crescimento tumoral.
METODOLOGIA:
Mulheres com câncer de mama sem tratamento prévio foram tratadas com cirurgia ou QT (combinação de epirrubicina, ciclofosfamida, 5-FU, 4 a 8 ciclos, intervalos de 21 dias). Os controles foram voluntárias sadias, sem uso de imunossupressores. Os níveis das proteínas CXCR1 e CXCR2 foram determinados por citometria de fluxo no diagnóstico e após QT (logo antes do ciclo 4). Os resultados foram expressos em: porcentagem e número absoluto de células positivas e intensidade de fluorescência, sendo considerada alteração em qualquer uma destas formas de expressão.
RESULTADOS:
Foram avaliadas 15 controles e 11 pacientes com câncer de mama, sendo 3 estádio inicial (até IA) e 8 avançado (IIB em diante), sendo este grupo também avaliado antes e após QT. Houve redução da expressão de CXCR1 em monócitos e linfócitos nas pacientes (p<0,05). Em monócitos, esta redução foi observada no estádio avançado e, em linfócitos, nos estádios inicial e avançado (p<0,05). A expressão de CXCR2 não se alterou em monócitos, com tendência (p=0,076) à redução em linfócitos, no grupo em estádio inicial. A QT aumentou a expressão de CXCR1 e reduziu a expressão de CXCR2.
CONCLUSÃO:
As quimiocinas podem afetar o crescimento tumoral através do recrutamento de células com atividade anti ou pró-tumoral. No câncer de mama, a redução da expressão de CXCR1 em monócitos e linfócitos sugere papel anti-tumoral para essas células, via sinalização CXCR1. É possível que no microambiente tumoral as células circulantes possam ter seu comportamento alterado.
Instituição de Fomento: PIBIC/CNPq, FAPEMIG, FINEP
Palavras-chave: Câncer de Mama, Quimiocinas, Receptores.