62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
ANÁLISE DAS PROPRIEDADES FÍSICAS E HIDRODINÂMICAS DE AGREGADOS POROSOS ORIUNDOS DE RESÍDUOS: APLICAÇÕES EM ARGAMASSAS DE BAIXO CUSTO
Lorena Franchini 1
Malik Cheriaf 2, 1
1. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
2. Prof. - Orientador
INTRODUÇÃO:

O objetivo principal da pesquisa é avaliar propriedades hidrodinâmicas em argamassas de baixo custo com cinza pesada (CZP) e resíduo de construção e demolição (RCD). Considerando que a durabilidade é um atributo necessário nas avaliações de desempenho e que o transporte de água nos materiais pode criar deficiências de durabilidade, esta pesquisa se justifica na necessidade de melhor compreender como os fluxos hídricos dos materiais são alterados com o uso de resíduos como a cinza pesada e o agregado reciclado e compreender os mecanismos de transporte de umidade e sua influência na durabilidade dos materiais fabricados.

 

METODOLOGIA:

Na análise foram utilizadas misturas granulares entre a cinza pesada e a areia normal do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), na caracterização hidrodinâmica, com teores de substituição da areia pelos resíduos de 0%, 25%, 50%, 75% e 100%. Além dessas amostras, foram utilizadas também amostras com misturas de CzP e RCD, nas seguintes proporções: 25%CzP 75%RCD, 50%CzP 50%RCD e 75%CzP 25%RCD.

O tempo e o grau de saturação, a absorção, as velocidades de absorção e as sorptividades, foram analisadas no ensaio de absorção capilar de água. Já o perfil de umidade foi analisado a partir dos resultados obtidos com o aparato experimental em que são medidas as resistências elétricas.

RESULTADOS:

Para o ensaio de capilaridade em que o único resíduo utilizado é a cinza pesada encontrou-se como resultado que argamassas com maiores teores de cinza absorvem água por capilaridade muito mais rápido do que argamassas com menores teores de cinza. Já para as argamassas em que se misturam cinza pesada e resíduo de construção e demolição, nota-se que materiais com maiores teores de RCD absorvem mais água num mesmo tempo.

Para as sorptividades, em argamassas com cinza pesada e areia IPT, observou-se que quanto maior o teor de cinza pesada, maior é o coeficiente de absorção (sorptividade). Em argamassas com mistura de CzP e RCD, a sorptividade é mais alta quanto maior o teor de RCD.

CONCLUSÃO:

Conclui-se que as argamassas com estes resíduos tiveram comportamento diferente daqueles que não as tinham, a amostra de referência, a qual o agregado utilizado foi a areia IPT. As argamassas com cinza pesada mostraram que possuem uma sucção maior do que os materiais usados convencionalmente (sem resíduos).

Palavras-chave: Argamassas, resíduos, absorção capilar.