62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
ANÁLISE MORFOMÉTRICA DE PULMÃO DE RATOS TRATADOS COM BLEOMICINA E ESTIMULAÇÃO DIAFRAGMÁTICA ELÉTRICA TRANSCUTÂNEA
Laisa Antonela dos Santos 1
Maria Cristina Almeida Prado Ribeiro 1
Carlos Alberto da Silva 1
Karina Maria Cancelliero 2
Dirceu Costa 3
Maria Luiza Ozores Polacow 4
1. Faculdade de Ciências da Saúde, Fisioterapia - UNIMEP
2. Fisioterapia - UFSCAR
3. Fisioterapia - UNINOVE
4. Profa. Dra./Orientadora - Faculdade de Ciências da Saúde - UNIMEP
INTRODUÇÃO:

A bleomicina é um agente antineoplásico utilizado por pacientes portadores de carcinoma, que tem como efeito colateral a formação de fibrose pulmonar. Como na Fisioterapia, a estimulação diafragmática elétrica transcutânea (EDET) vem sendo utilizada em pacientes submetidos à ventilação mecânica promovendo benefícios, como captação de substratos metabolizáveis, ativação enzimática e fortalecimento muscular, aventa-se a hipótese de que este recurso também pode reverter a fibrose pulmonar causada pela bleomicina. O objetivo deste trabalho é estudar as alterações morfométricas na densidade de área alveolar, no pulmão de ratos tratados com bleomicina e estimulação diafragmática elétrica transcutânea (EDET).

METODOLOGIA:

Após a aprovação pela comissão de ética na experimentação animal - CEEA-IB-UNICAMP (nº 754-2), ratos Wistar (3 a 4 meses) foram divididos em 3 grupos (n=5): Controle (C), tratados com bleomicina (B), tratados com bleomicina associado à EDET (B+EDET). O Sulfato de bleomicina foi administrado em dose única, na concentração de 2,5 mg/kg de peso corporal, pela via intratraqueal e após 7 dias os ratos foram eutanasiados. A EDET (Dualpex 961 - QUARK®), foi realizada diariamente por 20 minutos durante 7 dias, sendo a freqüência de 50Hz, Ton de 2 segundos, Toff de 2 segundos e a largura de fase de 0,4 ms. A intensidade foi 5.0 mA, a partir da visualização da contração muscular. Dois eletrodos foram colocados bilateralmente na região lateral do tórax entre a 4ª e a 6ª costela, próximos aos ramos laterais do nervo frênico. Cinco amostras de pulmão por animal foram processadas histologicamente e cortes não seriados de 6 μm de espessura foram corados com Hematoxilina- Eosina (HE). A densidade de área dos alvéolos foi calculada por planimetria, utilizando-se um software de análise de imagem Image Pró-plus 4.1 em 125 imagens por animal.

RESULTADOS:
O teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov foi positivo, e após ANOVA, foi aplicado o teste de Tukey, p<0,05. A densidade de área (%) da porção alveolar do grupo C foi de 45,12±2,97, do grupo B foi 27,78±4,61 (p<0,05), e do B+EDET foi de 39,85±7,33 (p>0,05) em relação ao C. O tratamento com bleomicina promoveu redução significativa (p<0,05) de 38,43%, na densidade da área alveolar quando comparado ao grupo C. Já no grupo B + EDET houve um aumento da área alveolar de 43,45% (p<0,05) quando comparado ao grupo B, sendo que não houve diferença (p>0,05) quando comparado ao grupo C. Provavelmente, as contrações musculares provocadas pela EDET tenham provocado ativação da circulação pulmonar e favorecido a mobilização de radicais livres, causa da fibrose provocada pela bleomicina.   

CONCLUSÃO:

A bleomicina provocou espessamento dos septos interalveolares e consequentemente redução da área alveolar. A estimulação diafragmática elétrica transcutânea mostrou - se um recurso fisioterapeutico eficaz, pois evitou os efeitos provocados pela bleomicina no pulmão.

Instituição de Fomento: PIBIC/CNPq - UNIMEP
Palavras-chave: Bleomicina, Estimulação elétrica , Diafragma.