62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
EM BUSCA DE MITOS E VILÕES NO MUNDO MANAGEMENT
Gabriel Cintrão Bergoc 1
Roseli Morena Porto 1
1. Escola de Administração de Empresas de São Paulo
INTRODUÇÃO:
As empresas comumente criam arquétipos de heróis empresários que se tornam ideais míticos a serem seguidos. Ao herói empresário são atribuídas qualidades que o torna o padrão de excelência universal e causa um quadro de competição constante para se atingir esse ideal, já que a excelência, como a própria etimologia da palavra declara, não se partilha. No entanto, nesse cenário se ausenta a figura do vilão. Um estudo sobre a vilania no ambiente empresarial com uma visão crítica de símbolos criados e bem visados, mas que nem sempre acarretam em impactos positivos na sociedade atual. Esse trabalho teve como objetivo analisar a criação das figuras de heróis e vilões nos mitos e como eles se aplicam no mundo management. Para isso optou-se por fazer um estudo empírico no periódico Você S/A, revista de publicação em massa e largamente distribuída.
METODOLOGIA:
Para o estudo foi feita uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, sendo, portanto, subjetiva e dependendo da interpretação do autor. Os seguintes procedimentos foram tomados: (1) levantamento do material necessário para a construção do Referencial Teórico; (2) escolha e seleção da revista, seção e artigos a serem utilizados para a pesquisa prática; (3) fichamento e análise dos trechos lidos e revisados da revista; (4) cruzamento das informações obtidas no Referencial Teórico com a pesquisa empírica e conclusão.
RESULTADOS:
A partir da busca pela figura do vilão nos artigos selecionados, percebeu-se que pouco se pode analisar sobre eles, pois são expostos comportamentos a serem evitados perante as organizações, mas poucas foram as indicações de agentes que tem o potencial de agir de acordo com o conceito de vilania estudado no relatório.
CONCLUSÃO:
Ao estudar heróis, faz-se necessário também o estudo de vilões. O simbolismo da vilania e o que representam na sociedade esbarra no estudo de problemas sociais ligados a corporações, de valores criados pelas empresas e sustentados pela sociedade. Um estudo sobre os vilões permite ao menos definir melhor a figura dos heróis e uma atenção maior a figuras apresentadas como exclusivamente boas. No entanto, a busca pelos vilões no mundo management levou à conclusão de que essas figuras não são apresentadas. Foram apenas indicados comportamentos considerados como indesejáveis pelas empresas.
Instituição de Fomento: GVpesquisa
Palavras-chave: administração, mito, vilão.