62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
LENDO AS ESTRELAS: UMA ANÁLISE DOS MOVIMENTOS DO GÊNERO TEXTUAL HORÓSCOPO
Gabriela Bueno Santos 1
1. Universidade Federal de Santa Maria
INTRODUÇÃO:

Este estudo tem como objetivo analisar o gênero textual horóscopo encontrado em três tipos de mídia: jornais, revistas e websites. Essa análise pretende identificar, através do uso da gramática sistêmico-funcional, os movimentos constituintes do gênero horóscopo. Também serão examinados os tamanhos dos horóscopos e as áreas de interesse geralmente abordadas, como amor, dinheiro e saúde. A partir daí, serão determinadas quais as relação existentes entre os tamanhos, as áreas de interesse e os tipos de mídia nas quais os horóscopos estão inseridos. Outro objetivo é contribuir para o interesse acadêmico e pesquisa nesse gênero na área de Lingüística Aplicada, pois, apesar de ele ser de fácil acesso e estar presente em inúmeras publicações hoje em dia, ainda não foi estudado com base em uma perspectiva funcional visando uma análise de gênero.

METODOLOGIA:

O corpus foi composto de trinta horóscopos retirados de jornais, revistas e websites que contêm uma sessão de astrologia, todos oriundos dos Estados Unidos. Uma pesquisa foi realizada para determinar quais são os dez jornais, dez revistas e dez websites de astrologia mais lidos, e destes foi extraído o corpus. Os horóscopos são diários, semanais ou mensais, dependendo do tipo de mídia em que foram encontrados e da freqüência de publicação. Para fins de comparação, apenas um signo do zodíaco foi selecionado (Áries) e todos os horóscopos foram extraídos no mesmo dia. O primeiro passo da análise foi observar o tamanho dos horóscopos através da contagem dos caracteres. Em seguida, os significados experienciais e interpessoais dos textos foram analisados com base na teoria da gramática sistêmico-funcional proposta por Halliday (1994,2004). O próximo passo do estudo foi identificar os movimentos presentes nos horóscopos e então classificá-los em categorias nomeadas de acordo com suas funções no texto.

RESULTADOS:

Os resultados preliminares deste estudo apontaram que cem por cento das revistas em que os horóscopos foram encontrados são voltados para o público feminino adulto ou adolescente. Também foi constatado que o gênero horóscopo é realizado em apenas um parágrafo em todos os tipos de mídia analisados. Porém, notou-se que o número de palavras varia de acordo com o tipo de mídia. A análise dos movimentos gerou as seguintes categorias: verdades gerais, conselho ou sugestão, análise psicológica ou do estado atual do leitor, análise astrológica, previsão, avaliação do dia/semana/mês e número de sorte do dia. Destes sete movimentos, dois se mostraram obrigatórios no gênero horóscopo: "conselho ou sugestão" e "previsão". Até o momento, apenas a análise do significado experiencial dos textos foi feita, resultando em uma variação dos processos envolvidos de acordo com o movimento. O movimento "conselho", por exemplo, sempre apresenta processos materiais, mentais ou relacionais.

CONCLUSÃO:

Preliminarmente, pode-se concluir que este estudo ajudou a revelar que o gênero horóscopo é, em grande parte, voltado para o público feminino. Também percebeu-se que o nível de sofisticação e detalhes conferidos aos horóscopos depende do tipo de mídia no qual eles são publicados e do público alvo desta mídia. Além disso, a partir dos movimentos obrigatórios encontrados, foi possível perceber que os horóscopos têm como objetivo essencial oferecer aos leitores orientações e previsões sobre o futuro. Conclue-se também que a Gramática Sistêmico-Funcional é uma ferramenta muito útil para identificar e classificar movimentos constituintes de gêneros discursivos, promovendo um maior entendimento da estrutura e função do gênero em questão. Por conseqüência, propicia uma visão e leitura mais crítica do mesmo. 

Palavras-chave: horóscopo, análise de gênero, gramática sistêmico-funcional.