62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
EFEITO DO TRATAMENTO DE SEMENTES SOB TEOR DE CLOROFILA DE SOJA
FELIPE DALLA LANA DA SILVA 1
DANIEL DEBONA 2
GERSON DALLA CORTE 3
RAFAEL PEGORARO GAI 4
MARLON TAGLIAPIETRA STEFANELLO 5
RICARDO SILVEIRO BALARDIN 6
1. Departamento de Defesa Fitossanitária, Faculdade de Agronomia, UFSM
2. Departamento de Fitopatologia, PPG em Fitopatologia, UFV
3. Departamento de Defesa Fitossanitária, Faculdade de Agronomia, UFSM
4. Departamento de Defesa Fitossanitária, Faculdade de Agronomia, UFSM
5. Departamento de Defesa Fitossanitária, Faculdade de Agronomia, UFSM
6. Departamento de Defesa Fitossanitária, Faculdade de Agronomia, UFSM
INTRODUÇÃO:
O tratamento de sementes é um dos principais componentes do manejo integrado de pragas e doenças, apresentando custo relativamente baixo e impacto ambiental reduzido visto que a área que recebe produto é pequena, se comparada à aplicação de agroquímicos em parte aérea. Essa prática tem garantido uniformidade de estande em áreas cuja presença de pragas e patógenos é limitante ao estabelecimento da cultura. Assim, o tratamento de sementes é, dentre as estratégias de manejo, a de menor relação custo/benefício. Alguns trabalhos têm reportado benefícios no crescimento vegetal de plantas oriundas de sementes tratadas com fungicidas e inseticidas mesmo quando patógenos ou pragas estão ausentes ou ocorrem em baixos níveis. Ainda não se dipõem de dados conclusivos. Portanto o objetivo deste estudo foi determinar o efeito do tratamento de sementes sobre o teor foliar de clorofila.
METODOLOGIA:
O trabalho foi conduzido no município de Itaara- RS, dentro de casa de vegetação entre janeiro e fevereiro de 2009. O experimento foi um fatorial 4x2. Sendo o fator A constituído de: T1 - testemunha; T2 - carbendazim + thiram (200 mL de p.c.100 kg de sementes-1); T3 - fipronil + tiofanato metílico + piraclostrobina (200 mL de p.c.100 kg de sementes-1); e T4 - abamectina +thiamethoxam + fludioxonil, mefenoxan, thiabendazole (200, 125 e 100 mL de cada p.c.100 kg de sementes-1, respectivamente). O fator B consistiu em duas cultivares de soja:FUNDACEP 53 RR e A 8000 RG. Foram semeados 4 copos para cada tratamento, cada um com um preenchido com 500 mL de substrato Plantmax HT®. O conteúdo de clorofila foi estimado por meio de um medidor de clorofila SPAD 502 (Minolta), obtendo o "índice SPAD". As leituras foram feitas aos 7, 10, 14, 17, 21 e 25 dias após a emergência (DAE), em folhas unifoliadas. O nível de significância foi avaliado através da análise de variância, e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey (p≤0,05).
RESULTADOS:
Na cultivar FUNDACEP 53 RR, apenas na terceira avaliação (14 DAE) não houve diferença entre os tratamentos quanto ao conteúdo de clorofila. Na primeira avaliação (7 DAE), T4 foi o único tratamento que aumentou o teor de clorofila. Na segunda (10 DAE), tanto os tratamentos T3 quanto o T2 promoveram incremento no mesmo. As plantas cujas sementes foram tratadas com o T3 e o T4 apresentaram maior teor de clorofila nas avaliações dos 17, 21 e 25 DAE, mas foram semelhantes entre si. Na ultima avaliação, também não houve diferença entre o T3 e o T2. Para a cultivar A 8000 RG, foi observada diferença entre os tratamentos nas últimas quatro avaliações. Somente os tratamentos T3 e T4 promoveram aumento significativo em relação ao T1 nessas avaliações, sem diferirem entre si, com exceção da avaliação realizada aos 21 e 25 DAE, no qual o T4 foi superior aos demais tratamentos.
CONCLUSÃO:
i) Os resultados obtidos demonstram que o tratamento de sementes com determinados produtos resulta em alterações fisiológicas que beneficiam o teor de clorofila das plantas de soja. ii) A variação apresentada entre as cultivares remete a estudos de campo a nível varietal para estudar a estabilidade dos produtos nessas condições, bem como seu impacto sobre a produtividade da soja.
Instituição de Fomento: PET/UFSM
Palavras-chave: efeito fisiológico , tratamento químico, cultivares.