62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 1. Anatomia Vegetal
NECTÁRIOS EM ESPÉCIES DE MALVACEAE OCORRENTES NA RESTINGA DA MARAMBAIA, RJ: ANATOMIA E HISTOQUÍMICA
Diogo de Souza Pinto 1
Guilherme Augusto Nascimento Sobrinho 1
Luana Patrocinio de Souza Reis 1
Rafael Ribeiro Pimentel 2
Silvia Rodrigues Machado 3
Joecildo Francisco Rocha 4
1. Estagiários - Dep. de Botânica, Inst. Biologia - UFRuralRJ
2. Doutorando em Ciências Biológicas-Botânica, Museu Nacional - UFRJ
3. Profa. Dra. - Dep. Botânica, IBB - UNESP/Botucatu - S
4. Prof. Dr./Orientador - Dep. Botânica, Inst. Biologia - UFRuralRJ
INTRODUÇÃO:
Nectários extraflorais e florais são de grande importância ecológica e constituem um valioso caráter taxonômico em Malvaceae. A secreção produzida pelos nectários é utilizada por insetos como uma importante fonte alimentar de grande valor nutricional, sendo que muitos desses insetos dependem do néctar em sua dieta. O néctar extrafloral é o tipo de alimento que mais comumente as plantas oferecem para as formigas e outros insetos e o floral, o recurso mais comum oferecido pelas plantas aos polinizadores. Os nectários extraflorais são comumente encontrados ao longo do pecíolo, na superfície abaxial da lâmina foliar na nervura mediana e nas nervuras laterais. Os nectários florais ocorrem em ambas as faces das sépalas; na face abaxial, situam-se sobre a nervura mediana, enquanto que na face adaxial, localizam-se na base das sépalas. Visando ampliar o conhecimento sobre a morfologia, funcionamento e possíveis papéis desempenhados pelos nectários em espécies da família Malvaceae, o objetivo deste trabalho foi investigar a anatomia e a histoquímica das referidas estruturas.
METODOLOGIA:
Folhas e sépalas de Sida linifolia Cav., Sida cordifolia L., Sida rhombifolia L., Pavonia alnifolia A. St. -Hil., Pseudobombax grandiflorum (Cav.) A. Robyns, Ceiba erianthos (Cav.) K. Schum., Hibiscus pernambucensis Arruda e Hibiscus tiliaceus L. foram coletadas na Restinga da Marambaia - RJ e submetidas à técnicas convencionais em estudos anatômicos e histoquímicos. Exemplares foram herborizados e depositados no Herbário RBR do DB/IB/UFRuralRJ.
RESULTADOS:
Os nectários extraflorais e os florais externos consistem de células epidérmicas em paliçada, tricomas secretores pedunculados e parênquimas nectarífero e subnectarífero, enquanto os nectários florais interno são constituídos por tricomas secretores e parênquimas nectarífero e subnectarífero. Os tricomas são multicelulares e apresentam um espessamento de substâncias lipídicas nas paredes anticlinais do pedúnculo. O parênquima nectarífero é constituído por vários estratos celulares, cujas células possuem paredes delgadas, pecto-celulósicas e exibe formas e tamanhos variados com arranjo compacto; citoplasma denso e núcleo volumoso e evidente. O parênquima subnectarífero possui células de dimensões maiores, um maior grau de vacuolização e são vascularizadas predominantemente por floema. Idioblastos de substâncias fenólicas, grãos de amido e cristais de oxalato de cálcio do tipo drusa são vistos em ambos os parênquimas. Os testes histoquímicos revelaram a presença de açúcares redutores, polissacarídeos, substâncias fenólicas, lipídeos e proteínas nas células dos tricomas e dos parênquimas nectarífero e subnectarífero. Composição de néctar e nectários estruturalmente similares aos registrados foram descritos para diversos gêneros de Malvaceae.
CONCLUSÃO:
Diante do exposto pode-se concluir que a presença de nectários compostos por tricomas secretores multicelulares, densamente agrupados, sobre as sépalas, compondo os nectários florais das espécies estudadas, são características que corroboram para o estabelecimento de Malvaceae como grupo monofilético. Os nectários estão envolvidos na manutenção de interações com um amplo espectro de visitantes estando provavelmente, os nectários extraflorais e florais externos relacionados com proteção contra herbivoria, enquanto o floral interno com a polinização. Considera-se que as espécies estudadas constituem um bom modelo para realização de estudos experimentais com abordagem ecológica.
Instituição de Fomento: Programa Interno de Bolsas de Iniciação Científica-DPPG/UFRRJ. Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
Palavras-chave: estrutura secretora, néctar, ecologia.