62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 3. Toxicologia
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE CICATRIZANTE DO EXTRATO AQUOSO DE CALENDULA OFFICINALIS
Cleverton Luiz Pirich 1
Patricia Maria Stuelp Campelo 1
Silvana Maris Cirio 1
1. Pontificia Universidade Catolica do Paraná
INTRODUÇÃO:
Calendula officinalis, popularmente conhecida como calêndula, pertence à família Asteraceae e é estudada por suas propriedades cicatrizantes, anti-inflamatória, antibacteriana e tranquilizante. Relatos existentes na literatura com relação aos testes de atividade cicatrizante utilizam principalmente extratos metanólico e hidroalcoólico, porém o uso popular é basicamente do extrato aquoso (chás).
METODOLOGIA:
72 ratos machos (Rattus novergicus novercicus) foram submetidos à anestesia intraperitonial com ketamina: xilazina (100 e 16 mg/kg, respectivamente). Após anestesia, a região dorso-cervical dos animais foi tricotomizada e foi realizada uma incisão retilínea longitudinal no local. Os animais foram então divididos em 4 grupos para tratamento tópico das lesões: controle (C) em que foi aplicado creme base, e grupos testes 1, 5 e 10, que foram tratados com creme base incorporado com extrato aquoso de C. officinalis nas concentrações 1%, 5% e 10%. Todos os animais foram tratados durante 7 dias. Nos dias 3, 7, 14 e 21 após o ato cirúrgico foi realizado a medição do comprimento das lesões utilizando um paquímetro e da área utilizando uma foto digital avaliada pelo programa Image Pro Plus. Nos mesmos dias foi realizada eutanásia de 3 animais/grupo (3 e 7 dias) e 6 animais/grupo (14 e 21 dias) e retirada da lesão para confecção de lâminas nas colorações de hematoxilina-eosina, tricrômico de mallory e tricrômico de picrosírius para análises histológicas.
RESULTADOS:
As medidas foram menores tanto para área quanto para comprimento após 14 dias nos grupos-teste, sendo que os valores de área apresentaram diferença estatística em 14 e 21 dias. Foi observado também uma maior evolução da contração da ferida nos grupos-teste nos intervalos de 7 a 14 (C=54,9%; 1=39,2%; 5=82,5%; 10=93,3%) e 14 a 21 (C=66,0%; 1= 98,2% 5%=96,2%; 10%=100%). As análises histológicas demonstraram uma melhor evolução do grupo 10% em relação ao grupo controle, onde se observam fibrócitos e a epiderme regular. Aos 21 dias o grupo 10% apresenta-se com tecido conjuntivo mais denso, com maior deposição de colágeno.
CONCLUSÃO:
A utilização de um creme incorporado com extrato aquoso de C. officinalis sob feridas cutâneas acelerou a cicatrização
Palavras-chave: CALENDULA OFFICINALIS , ATIVIDADE CICATRIZANTE , família Asteraceae .